Projetos para 2025 e 2026, respectivamente, envolvem as fábricas de Porto Feliz e Sorocaba
Durante cerimônia que marcou o início da construção de nova fábrica em Sorocaba, SP, o presidente da Toyota Brasil, Evandro Maggio, anunciou a localização dos motores a combustão que equipam seus modelos híbridos flex. Atualmente importados do Japão, a partir do ano que vem serão produzidos no complexo industrial de Porto Feliz, SP.
Também serão gradativamente nacionalizados vários componentes eletrônicos do sistema hibrido e a partir de 2026 a Toyota terá linha de montagem de baterias em Sorocaba. A ideia, para a segunda fase do investimento de R$ 11 bilhões, é ter produção totalmente local das baterias.
LEIA MAIS
→Toyota inicia construção de nova fábrica em Sorocaba
→Baterias, uma das prioridades da nova politica industrial
→Toyota tem planos de montar baterias no Brasil
A nova fábrica de veículos do interior paulista, que teve o assentamento da pedra fundamental nesta quinta-feira, 31, será responsável pela produção de um híbrido flex a etanol totalmente novo. Lá também será feito o sedã Corolla. A fábrica já em operação abrigará a linha de um outro híbrido, compacto, que chega ao mercado em 2025.
“A fabricação dos novos modelos híbridos flex, que combinam eletrificação com biocombustíveis, mostra o compromisso da Toyota em liderar a transição para uma mobilidade mais sustentável, oferecendo soluções que impactem positivamente o meio ambiente e a sociedade como um todo”, comentou Maggio.
O excutivo explicou que o investimento da montadora contempla dois ciclos. Um de R$ 5 bilhões que vai até 2026 e abrange a nova fábrica, dois novos modelos, nacionalização dos motores, montagem de bateria e um Centro de Distribuição, e o restante a ser aplicado até 2030.
“O aumento da capacidade de produção e a introdução dos novos modelos eletrificados vão gerar resultados positivos para o parque de fornecedores, pois permitirá a localização adicional de peças, componentes e sistemas”, destacou o presidente da Toyota Brasil.
Foto: Divulgação/Toyota
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa
É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…
Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km
Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027