Oficialmente, eles acabam de chegar aos portos brasileiros para testes em frotas de empresas clientes da Mercedes-Benz, mas as primeiras unidades do e-Actros e e-Canter, na prática, representam o primeiro passo efetivo da tradicional marca alemã rumo à oferta de caminhões totalmente elétricos no Brasil.
Os dois modelos são as duas grandes novidades tecnológicas do gigantesco estande da marca alemã na Fenatran 2024, maior feira do transporte rodoviário de cara da América Latina que abriu as portas nesta segunda-feira, 4, e vai até o próximo dia 8 no São Paulo Expo, na Zona Sul de São Paulo.
A apresentação de novidades em serviços, do Actros Evolution, novas configurações de produtos e a linha Accelo de cara nova, coube ao próprio presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO da América Latina, Achim Puchert, e Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões.
Os dois comandaram também a primeira exibição do elétrico pesado, já conhecido e produzido na Europa, e do leve, fabricado no Japão e em Portugal com a marca Fuso.
Foram enfáticos: no transcorrer de 2025, em torno de quinze unidades dos dois modelos estarão rodando em operações de oito empresas parceiras para avaliação do desempenho em aplicações de transportes de carga médias e pesadas interurbanas, no caso do eActros, do eCanter em operações urbanas.
“Nossa ambição é clara: liderar o transporte sustentável no mundo. Nossa companhia tem cerca de quinze modelos em seu portfólio mundial de veículos elétricos. Chegou a hora da Mercedes-Benz do Brasil fazer parte deste protagonismo sustentável”, enfatizou Achim Puchert.
Veículos elétricos, é verdade, já não são novidade para a montadora no Brasil, que acumula experiência com eletrificação no transporte coletivo, tanto com o ônibus urbano elétrico eO500U, como, em breve, com o e-articulado eO500UA. “Vamos aproveitar essa expertise para o universo dos caminhões.”
O eActros a bateria pode receber carroçarias como baú carga seca, porta-containers, porta-pallets, dentre outras. Segundo a Mercedes-Benz, é indicado para o transporte de móveis, eletrodomésticos, bebidas, alimentos e vários outros produtos, além da logística entre CDs, armazéns e fábricas em setores como e-commerce e varejo.
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Para os testes iniciais, a empresa adotará cinco opções, entre versões plataforma, cavalo mecânico e plataforma+reboque, tração 4×2 ou 6×2, com 19 ou 27 toneladas de PBT e 40 toneladas de CMT na versão cavalo mecânico.
No modelo 300 são três conjuntos de baterias, contra quatro no 400. Cada um tem capacidade de 112 kWh. A autonomia, assim, pode variar de 220 a 400 quilômetros, conforme o modelo e aplicação. O carregamento rápido ocorre em até 1 hora e 15 minutos.
O eCanter pode receber carroçarias como carga seca aberta, furgão baú, baú frigorífico, sider, compactador de lixo, basculante, guincho e cesta aérea. Serão testados inicialmente versões com com PBT na faixa de 7,5 e 8,5 toneladas, dois ou três packs de bateria, com 82 e 124 kWh, sistema de renegeração e autonomia entre 140 e 200 km. O carregamento rápido das baterias vai de 30 minutos a 1 hora e 10 minutos.
Foto: Divulgação/ AutoIndústria
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