A FPT Industrial, fabricante de motores do Grupo Iveco, confirmou na Fenatran 2024 (de 4 a 8 de novembro, no São Paulo Expo), investimento de R$ 127 milhões de 2025 a 2080. O recurso será destinado exclusivamente a Pesquisa e Desenvolvimento com foco no Brasil, em especial para tecnologias de descarbonização.

Segundo Alexandre Xavier, diretor de Engenharia da companhia para a América Latina, o investimento reforça o objetivo de chegar a 2040 neutra em carbono, dez anos antes do determinado pelo Acordo de Paris. “Perseguimos o compromisso por meio da evolução dos motores de combustão interna com combustíveis alternativos e renováveis, além da eletrificação.”

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O investimento também surge em hora oportuna. “Atualmente, a FPT está envolvida em 74 novo projetos, com potencial para produção 25 mil motores a mais nos volumes entre 2025 e 2028”, lembrou Carlos Tavares, presidente da fabricante para a América Latina.

Os projetos colocam foco nos biocombustíveis, vocação para o mercado brasileiro. São desenvolvimento baseado no gás natural e biometano, motores inclusive já de pronta-entrega no portfólio da FPT, além de ensaios com o motor de 13 litros movido a etanol, proposta com a CNH Industrial para equipar colheitadeiras de cana-de-açúcar.

Na Fenatran, a companhia expõe sua ampla gama de motores e componentes que responde a mais de 530 aplicações, dos propulsores a diesel e a gás natural ou biometano, ao XCursor13, motor multicombustível, pensado para aceitar do diesel ao hidrogênio com o mínimo de adaptação.A

Uma das boas ideias que o transportador encontrará no estande da FPT é o chamado Repower FPT. Trata-se de uma solução técnica de fábrica que permiti substituir o motor diesel de qualquer nível emissão por um novo movido a gás ou biometano. “Temos aí um potencial de 500 mil veículos comercial”, estimou Gerson Moreira, gerente de Pós-Venda e Desenvolvimento de Rede para a América Latina.


Foto: Divulgação FPT Industrial

Décio Costa
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