Empresa

FPT Industrial anuncia investimento de R$ 127 milhões em P&D

Fabricante traz para a Fenatran 2024 as opções de prateleira para transporte com menos emissões

A FPT Industrial, fabricante de motores do Grupo Iveco, confirmou na Fenatran 2024 (de 4 a 8 de novembro, no São Paulo Expo), investimento de R$ 127 milhões de 2025 a 2080. O recurso será destinado exclusivamente a Pesquisa e Desenvolvimento com foco no Brasil, em especial para tecnologias de descarbonização.

Segundo Alexandre Xavier, diretor de Engenharia da companhia para a América Latina, o investimento reforça o objetivo de chegar a 2040 neutra em carbono, dez anos antes do determinado pelo Acordo de Paris. “Perseguimos o compromisso por meio da evolução dos motores de combustão interna com combustíveis alternativos e renováveis, além da eletrificação.”

LEIA MAIS

→FPT: vocação multiplataforma em motores.

O investimento também surge em hora oportuna. “Atualmente, a FPT está envolvida em 74 novo projetos, com potencial para produção 25 mil motores a mais nos volumes entre 2025 e 2028”, lembrou Carlos Tavares, presidente da fabricante para a América Latina.

Os projetos colocam foco nos biocombustíveis, vocação para o mercado brasileiro. São desenvolvimento baseado no gás natural e biometano, motores inclusive já de pronta-entrega no portfólio da FPT, além de ensaios com o motor de 13 litros movido a etanol, proposta com a CNH Industrial para equipar colheitadeiras de cana-de-açúcar.

Na Fenatran, a companhia expõe sua ampla gama de motores e componentes que responde a mais de 530 aplicações, dos propulsores a diesel e a gás natural ou biometano, ao XCursor13, motor multicombustível, pensado para aceitar do diesel ao hidrogênio com o mínimo de adaptação.A

Uma das boas ideias que o transportador encontrará no estande da FPT é o chamado Repower FPT. Trata-se de uma solução técnica de fábrica que permiti substituir o motor diesel de qualquer nível emissão por um novo movido a gás ou biometano. “Temos aí um potencial de 500 mil veículos comercial”, estimou Gerson Moreira, gerente de Pós-Venda e Desenvolvimento de Rede para a América Latina.


Foto: Divulgação FPT Industrial

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás