Marca tem plano de investir US$ 100 milhões para iniciar operação ainda no primeiro semestre de 2025
Estreante na Fenatran 2024 (até 8 de novembro, no São Paulo Expo), a fabricante de veículos chinesa Higer confirmou investimento de US$ 100 milhões para iniciar produção de ônibus no País. De acordo com Carlos Eduardo Souza, CEO da empresa no Brasil, há dois locais em estudo e negociação em São Paulo.
“As estruturas estão prontas. Começaremos a implementar a operação em janeiro de 2025. Em uma primeira fase com montagem de ônibus elétricos urbano em regime de PKD e capacidade para 400 unidades por ano”, conta Carlos Eduardo Souza, CEO da empresa no Brasil.
Segundo o executivo, a unidade fabril também poderá ser a casa de produção de vans, modelos com quais a empresa começa a prospectar mercado e negócios. “É uma intenção que preferimos esperar respostas do mercado antes de qualquer confirmação, mas com planos para 2026.”
Souza adianta que o desenvolvimento de fornecedores está em processo e cita parceiros globais que atuam no País, como Dana, para motores elétricos, Valeo, com abastecimento de ar-condicionado e Meritor, com eixos. “A produção no Brasil também nos permite oferecer produtos mais competitivos.”
Com pouco tempo de atuação no Brasil, a Higer já está presente com ônibus elétricos em Cascável (PR), onde circulam 15 ônibus, em Belém (PA), com 30 ônibus acertados, dos quais cinco em operações, além teste em Salvador (BA) e Florianópolis (SC). Tem ainda recente conquista para entregar 30 unidades no Rio de Janeiro, com possiblidade de aumentar para 60.
Souza ainda projeta ter ao menos 30% do mercado de ônibus elétrico no Brasil nos próximos dois anos, quando o mercado deverá alcançar 2 mil unidades.
Foto: Divulgação Higer
Balanço da Fenabrave indica crescimento de 14,9% nas vendas no acumulado do ano
No acumulado até outubro, as vendas cresceram mais 18% para patamar acima de 100 mil…
No acumulado de dez meses, vendas cresceram 107%, para mais de 138 mil unidades
Anfir calcula 155 mil equipamentos negociados, com crescimento da linha leve
Vendas da marca cresceram 214% este ano e rede deve chegar a 135 concessionárias até…
VP da marca diz que objetivo é ampliar vendas em 10%, para pelo menos 2,2…