Criado por medida provisória em 30 de dezembro do ano passado e transformado na Lei 14.902 no final de junho, o programa Mover, Mobilidade Verde e Inovação, ainda não teve metas definidas, como a relativa à eficiência energética, de fundamental importância para o planejamento das montadoras.
Preocupado com esta demora, o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, aproveitou a presença do vice-presidente da República e ministro do MDIC, Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, na abertura da Fenatran na segunda-feira, 4, para abordar o assunto.
LEIA MAIS
→Montadoras ampliam produção em 8,3% e abrem 967 vagas em outubro
→Simea 2024: Mover eleva setor automotivo brasileiro a novo patamar.
Nesta quarta-feira, 6, ao divulgar o balanço do setor, Lima Leite revelou que Alckmin prometeu a publicação da regulamentação do Mover para os próximos dias. O texto, segundo o ministro disse ao dirigente da Anfavea, já está em análise na Receita Federal.
Por conta dos investimentos anunciados a partir da criação do Mover, algo em torno de R$ 130 bilhões, as montadoras dizem que precisam de segurança jurídica e regras definidas para colocar os projetos em prática.
Dentre os temas pendentes, o IPI verde que definirá a incidência dos impostos sobre os automóveis a partir da sua eficiência energética e não mais da cilindrada como acontece hoje.
Foto: Divulgação/MDIC
- Fora do Top 5 do atacado, Creta é líder no varejo em 2024 - 19 de novembro de 2024
- Locadoras garantem alta no mercado automotivo em novembro - 18 de novembro de 2024
- Importações da China elevam déficit comercial das autopeças brasileiras - 18 de novembro de 2024