Previsto inicialmente para este último trimestre de 2024, o lançamento da marca de elétricos Leapmotor no Brasil foi postergado para o ano que vem, em data ainda não revelada.
Ao falar sobre o assunto em entrevista que concedeu na quarta-feira, 6, durante apresentação dos híbridos flex da Fiat em Campinas, SP, o presidente da Stellantis para a América do Sul, Emanuele Cappellano, revelou que a Leapmotor terá rede própria por aqui e já está em andamento os devidos contatos com concessionários interessados em representá-la.
Sobre a data de chegada da marca chinesa, foi taxativo: “Não quero ter pressa”. Ele explicou que o processo envolve etapas variadas, como avaliação de produtos e a devida escolha dos locais de pontos de vendas com foco no melhor atendimento ao cliente.
LEIA MAIS
→Com Pulse e Fastback híbridos, Stellantis dá partida à eletrificação da linha brasileira
→ Stellantis quer espalhar 500 mil Leapmotor pelo mundo em 5 anos
→ No Salão de Paris, Stellantis estreia a chinesa Leapmotor
Por tudo isso, explicou, não há razão para ter pressa. Cappellano preferiu não adiantar detalhes sobre as operações locais da Leapmotor, como a data do início das vendas ou o número inicial de revendas, mas deixou claro que no processo de formação da rede a Stellantis tem dado preferência para quem já trabalha com a empresa.
Vale lembrar que são cinco marcas do grupo atuando no mercado brasileiro: Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e Ram, todas com redes próprias.
51% do capial acionário nas mãos da Stellantis
Joint venture que tem a Stellantis com 51% do capital acionário, a Leapmotor Internacional foi criada em maio deste ano para responder pelas vendas e produção da marca chinesa no exterior.
A oferta dos seus veículos elétricos começou na Europa em setembro e o Brasil e Chile estão na lista dos próximos países a receberem os modelos, além de África e Ásia-Pacífico, no Oriente Médio. Conforme revelado anteriormente, os primeiros a desembarcarem no mercado brasileiro são o C10 e T03.
Produto global da montadora chinesa criada em 2015, o C10 é baseado na arquitetura de tecnologia LEAP3. Veículo do segmento D para um público familiar, tem autonomia de 420 km ( WLTP )e classificação E-NCAP de 5 estrelas. Já o compacto T03 do segmento B tem autonomia estimada em 265 km e aplicação mais urbana.
A Leapmotors International tem sede em Amsterdã, Holanda, e tem Tianshu Tianshu Xin, que dirigia a Stellantis na China, como CEO. Para representar a marca na América do Sul, a Stellantis nomeou Fernando Varela, que acumula a função com a de vice-presidente da Região Andina & América Central.
Foto: Divulgação/Leapmotor
- Fora do Top 5 do atacado, Creta é líder no varejo em 2024 - 19 de novembro de 2024
- Locadoras garantem alta no mercado automotivo em novembro - 18 de novembro de 2024
- Importações da China elevam déficit comercial das autopeças brasileiras - 18 de novembro de 2024