Mercado

Quem perde e quem ganha entre as picapes grandes e médias em 2024

Ford Ranger tem maior crescimento nas vendas. Chevrolet Montana segue decepcionando.

Referendando a curva ascendente dos últimos anos, o segmento de picapes cresceu 18% nos dez primeiros meses de 2024, para 385 mil licenciamentos, considerando modelos compactos, médios e grandes. O índice é ligeiramente superior à média do mercado total de automóveis e comerciais leves, que avançou 14,9% no mesmo período.

Praticamente o ritmo do desempenho comercial das picapes compactas ou das médias e grandes, segundo critério da Fenabrave, é o mesmo este ano. Enquanto as vendas das compactas avançaram 17,5%, para 160,7 mil unidades,  médias e grandes ultrapassaram 224,3 mil, 18,5% a mais.

Alguns modelos dessa faixa de mercado, que reúne quase duas dezenas de produtos, têm deixado a desejar frente ao que deles as marcas esperavam e, de outro lado, há vários com números que devem ser muito comemorados.

No primeiro caso, podem ser relacionadas especialmente Chevrolet Montana — que segue decepcionando diante de sua principal concorrente — e registrou recuo de 9%, Volkswagen Amarok (-13,5%) e Mitsubishi L200 (-6%), que viram suas vendas caírem na comparação anual, assim como a Chevrolet S10 e Renault Oroch, que tiveram somente discreta oscilação positiva.

A Fiat Titano merece destaque à parte. Nas lojas efetivamente desde julho, a primeira picape da marca no segmento acumula desde então 3,8 mil unidades negociadas, média mensal de 950 emplacamentos. Em outubro foram somente 795 unidades e 554 em setembro.

Os tímidos número chamam a atenção. A Titano, montada no Uruguai, é vendida em enorme rede de 520 concessionárias. Na média, portanto, cada uma delas tem negociado menos de duas unidades por mês, muito pouco para a marca que lidera com folga o segmento de comerciais leves no País há anos e quem tem a compacta Strada como veículo mais vendido do Brasil.

Quem mais tem a comemorar neste ano até agora é a Ford. A argentina Ranger acumulou 23,1 mil licenciamentos, salto de 58% frente ao volume negociado de janeiro a outubro de 2023. É o maior crescimento de vendas registrado no segmento, à frente dos 26% da Nissan Frontier.

LEIA MAIS

→ Ram estuda desenvolver motor flex para a sua picape brasileira

Picape Shark híbrida plugável é estratégica para BYD crescer

Ambas são as únicas que cresceram acima da média. Não se considera, claro, os 650% de avanço da RAM Rampage, que superou 20 mil unidades, mas que chegou às lojas já no transcorrer do terceiro trimestre de 2023.

As duas primeiras do ranking, Fiat Toro e Toyota Hilux, também contabilizam mais licenciamentos em 2024, mas com índices de crescimento muito inferiores ao do segmento. Respectivamente, 6% e 9%.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Nissan e Honda confirmam negociações para fusão

Objetivo é fazer frente à investida dos carros eletrificados chineses. Mitsubishi também pode participar.

% dias atrás

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás