A opção mais acessível da marca é a versão Comfort do SUV 100% elétrico AYA
Pertencente ao Grupo Hozon New Energy Automobile, a fabricante chinesa de carros eletrificados Neta Auto estreia no mercado brasileiro esta semana com a abertura da pré-venda dos modelos AYA e X.
O SUV 100 elétrico AYA chega em duas versões: a Comfort por R$ 128.900 e a Luxury por R$ 134.900. A reserva pode ser feita com sinal de R$ 2 mil. Já o caso do modelo X, que tem preços sugeridos a partir de R$ 194.900, o sinal é de R$ 3 mil.
É mais uma marca chinesa que passa a atuar por aqui com preços altamente competitivos no já disputado segmento de elétricos, que atualmente tem na versão de quatro lugares do mini Dolphin da BYD uma das opções mais barata, com valor de tabela ficado em R$ 115.800.
O compacto urbano AYA também tem quatro lugares, medindo 4,07 metros de comprimento, 1,69 m de largura e 1,54 m de altura, com distância entreeixos é de 2,42 m. O volume total do seu porta-malas é de 335 litros.
Os veículos da Neta comercializados durante a pré-venda têm como condição especial a oferta gratuita de carregador portátil, carregador wallbox de 7,5 kW/h e as cinco primeiras revisões de cortesia.
Os primeiros veículos começam a ser entregues em dezembro, mas o prazo de recebimento pode variar de acordo com a configuração escolhida.
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Para iniciar suas operações no País, a Neta investiu em operações dentro de shoppings em cinco estados brasileiros: São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraíba, Ceará e Espírito Santo. O projeto é ter mais de 24 centros de atendimento ao cliente em 13 estados até o final deste ano.
A sua primeira loja foi inaugurada no Outlet Premium Mogi, em Mogi das Cruzes, SP, e na mesma cidade a marca atua no Mogi Shopping. Os modelos X e AYA se revezarão semanalmente em exposição nos dois locais.
Em João Pessoa, os veículos estão em exposição na entrada do LIV MALL Shopping, sendo que na Paraíba será inaugurado em 1º de dezembro um outro ponto de venda, no Partage Shopping Campina Grande.
No caso de Fortaleza, CE, e Vitória, ES, os locais escolhidos foram o Shopping Iguatemi Fortaleza e o Shopping Vitória, respectivamente. Na capital gaúcha, o Shopping Iguatemi Porto Alegre inaugura o espaço da Neta no próximo sábado, 16.
A montadora chinesa já conta com um centro de distribuição de peças em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, e programa iniciar produção no Brasil em 2026.
Neta AYA
O SUV 100% elétrico AYA tem tração dianteira e é equipado com motor elétrico de 70kW (95 cv) e torque de 150 Nm (15,3 kgfm). Com apenas 1.198 kg (em ordem de marcha), sua relação peso/potência é de 12,6 kg/cv e relação peso/torque de 78,3 kg/kgfm.
A aceleração 0 a 100 km/h é feita em 12s (2,9s a menos do que um de seus rivais, segundo a Neta). Sua bateria de 40,7 kWh propicia autonomia de 338 km (WLTP) ou 263 km segundo as regras do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro.
Em tomada convencional, o tempo de carregamento completo (0 a 100%) é de 6 a 8 horas. Em uma estação de carregamento (DC) são necessários 30 minutos para carregar a bateria de 30% para 80%
X, o SUV com 4,61 metros de comprimento
De porte médio e também 100% elétrico, o Neta X chega ao mercado brasileiro em três versões: 400 (R$ 194.900), 500 (R$ 204.900) e 500 Luxury (R$ 214.900).
Com 4,61 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,62 m de altura e 2,77 m de distância entreeixos, o modelo comporta cinco adultos e acomoda 508 litros no porta-malas.
Em todas as suas versões, o Neta X tem tração dianteira, potência máxima de 163 cv (120 kW) e torque de 21,4 kgf.m (210 Nm). A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 9,5 segundos.
No caso desse SUV, são duas as opções de bateria (ambas compostas de ferro fosfato e lítio – LFP) que estarão disponíveis por aqui. A que equipa a versão 400 tem capacidade de 52,49 kW/h, permitindo percorrer 323 km (WLTP) ou 258 km (PBEV).
A segunda opção, das versões 500 e 500 Luxury, conta com capacidade de 64,14 kW/h, elevando o alcance do veículo para 410 km (WLTP) ou 317 km (PBEV). O peso em ordem de marcha é de 1.670 kg ou 1.740 kg, respectivamente.
O tempo de carregamento completo é de 9 horas em tomada convencional para o modelo de 52,49 kW/h e de 11 h para a segunda opção. Em uma estação de carregamento DC são necessários 30 minutos para carregar a bateria de 30% para 80% nas duas configurações.
Foto: Divulgação/Neta
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