Omercado automotivo brasileiro segue bastante competitivo, com variações relativamente pequenas no comparativo das participações deste ano com 2023. Mas duas marcas chamam a atenção.
De um lado a General Motors, atualmente a mais longeva do País, e de outro a BYD, que ainda nem iniciou produção local.
Com grande dependência da linha Hatch, a marca estadunidense se mantém na terceira posição, mas sua fatia nas vendas totais baixou 2,97 pontos porcentuais, de 15,43% para 12,61%. Suas vendas até outubro, segundo dados da Fenabrave, foram de 252.188 unidades.
A BYD, em contrapartida, licenciou 58.695 veículos este ano e passou da 17ª para a 10º colocação no acumulado deste ano, com participação em alta de 2,24 pontos porcentuais, de 0,51% para 2,93%. Há um ano, a Peugeot ocupava o 10º lugar.
Importante destacar nesse contexto que a GM até bem recentemente vinha insistindo em ter carros apenas 100% elétricos no mundo e no Brasil, enquanto a BYD oferece também os híbridos, motivo de atenção atualmente por parte de todas as montadoras instaladas por aqui ou mesmo as que estão chegando, como as duas chinesas, incluindo a GWM.
O mercado total de automóveis e comerciais leves atingiu 1.999.942 unidades no acumulado de dez meses, volume 14,87% superior ao do mesmo período do ano passado (1.741.098).
Entre as cinco primeiras marcas mais vendidas, a única que teve crescimento um pouco acima da média foi a Volkswagen, cuja participação passou de 15,58% para 15,94%, com 318.768 emplacamentos em 2024.
A Fiat se mantém com folga na liderança, mas perdeu 0,97 ponto porcentual de mercado. Com 422.164 licenciamentos no ano, sua penetração baixou de 22,08% 21,11%.
A 4ª e a 5ª colocadas são a Toyota e Hyundai, respectivamente. Pela ordem, elas perderam 0,49 ponto porcentual e 0,26 ponto porcentual de participação (veja tabelas abaixo).
Da 6ª à 9ª colocação, Renault e Jeep tiveram perda de participação, mas a da marca estadunidense foi um pouco maior do que a da francesa – 0,43 ponto porcentual e 1,13 ponto porcentual, respectivamente – e, por isso, trocaram de posição no Top 10.
Também Nissan e Honda tiveram posições invertidas, mas nesse caso ambas ganharam pequena fatia de mercado, de 0,34 ponto porcentual e de 0,24, pela ordem.
Acumulado até outubro 2024 – volume e participação
1º FIAT 422.164 21,11%
2º VW 318.768 15,94%
3º GM 252.188 12,61%
4º TOYOTA 170.797 8,54%
5º HYUNDAI 160.548 8,03%
6º RENAULT 105.420 5,27%
7º JEEP 99.968 5,00%
8º NISSAN 74.756 3,74%
9º HONDA 73.665 3,68%
10º BYD 58.695 2,93%
Acumulado até outubro 2023 – volume e participação
1º FIAT 384.444 22,08%
2º VW 271.310 15,58%
3º GM 268.581 15,43%
4º TOYOTA 157.175 9,03%
5º HYUNDAI 144.370 8,29%
6º JEEP 106.688 6,13%
7º RENAULT 99.220 5,70%
8º HONDA 59.835 3,44%
9º NISSAN 59.168 3,40%
10º PEUGEOT 28.157 1,62%
- No Top 10, GM é a que mais perde e BYD a que mais cresce - 12 de novembro de 2024
- “Não quero ter pressa”, diz Cappellano sobre a chegada da Leapmotor ao Brasil - 7 de novembro de 2024
- Brasil passa a Alemanha em venda de veículos em outubro - 6 de novembro de 2024