Omercado automotivo brasileiro segue bastante competitivo, com variações relativamente pequenas no comparativo das participações deste ano com 2023. Mas duas marcas chamam a atenção.

De um lado a General Motors, atualmente a mais longeva do País, e de outro a BYD, que ainda nem iniciou produção local.

Com grande dependência da linha Hatch, a marca estadunidense se mantém na terceira posição, mas sua fatia nas vendas totais baixou 2,97 pontos porcentuais, de 15,43% para 12,61%. Suas vendas até outubro, segundo dados da Fenabrave, foram de 252.188 unidades.

A BYD, em contrapartida, licenciou 58.695 veículos este ano e passou da 17ª para a 10º colocação no acumulado deste ano, com participação em alta de 2,24 pontos porcentuais, de 0,51% para 2,93%. Há um ano, a Peugeot ocupava o 10º lugar.

Importante destacar nesse contexto que a GM até bem recentemente vinha insistindo em ter carros apenas 100% elétricos no mundo e no Brasil, enquanto a BYD oferece também os híbridos, motivo de atenção atualmente por parte de todas as montadoras instaladas por aqui ou mesmo as que estão chegando, como as duas chinesas, incluindo a GWM.

O mercado total de automóveis e comerciais leves atingiu 1.999.942 unidades no acumulado de dez meses, volume 14,87% superior ao do mesmo período do ano passado (1.741.098).

Entre as cinco primeiras marcas mais vendidas, a única que teve crescimento um pouco acima da média foi a Volkswagen, cuja participação passou de 15,58% para 15,94%, com 318.768 emplacamentos em 2024.

A Fiat se mantém com folga na liderança, mas perdeu 0,97 ponto porcentual de mercado. Com 422.164 licenciamentos no ano, sua penetração baixou de 22,08% 21,11%.

A 4ª e a 5ª colocadas são a Toyota e Hyundai, respectivamente. Pela ordem, elas perderam 0,49 ponto porcentual e 0,26 ponto porcentual de participação (veja tabelas abaixo).

Da 6ª à 9ª colocação, Renault e Jeep tiveram perda de participação, mas a da marca estadunidense foi um pouco maior do que a da francesa – 0,43 ponto porcentual e 1,13 ponto porcentual, respectivamente – e, por isso, trocaram de posição no Top 10.

Também Nissan e Honda tiveram posições invertidas, mas nesse caso ambas ganharam pequena fatia de mercado, de 0,34 ponto porcentual e de 0,24, pela ordem.

Acumulado até outubro 2024 – volume e participação

1º FIAT                              422.164                                       21,11%
2º VW                                 318.768                                      15,94%
3º GM                                  252.188                                     12,61%
4º TOYOTA                       170.797                                        8,54%
5º HYUNDAI                    160.548                                      8,03%
6º RENAULT                    105.420                                      5,27%
7º JEEP                                99.968                                      5,00%
8º NISSAN                          74.756                                       3,74%
9º HONDA                          73.665                                      3,68%
10º BYD                               58.695                                      2,93%

Acumulado até outubro 2023 – volume e participação

1º FIAT                                384.444                                    22,08%
2º VW                                  271.310                                     15,58%
3º GM                                  268.581                                    15,43%
4º TOYOTA                        157.175                                       9,03%
5º HYUNDAI                     144.370                                      8,29%
6º JEEP                              106.688                                      6,13%
7º RENAULT                       99.220                                      5,70%
8º HONDA                           59.835                                      3,44%
9º NISSAN                           59.168                                       3,40%
10º PEUGEOT                    28.157                                        1,62%

 

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!