Mercado

No Top 10, GM é a que mais perde e BYD a que mais cresce

Das cinco marcas mais vendidas, só a Volkswagen ampliou participação este ano

Omercado automotivo brasileiro segue bastante competitivo, com variações relativamente pequenas no comparativo das participações deste ano com 2023. Mas duas marcas chamam a atenção.

De um lado a General Motors, atualmente a mais longeva do País, e de outro a BYD, que ainda nem iniciou produção local.

Com grande dependência da linha Hatch, a marca estadunidense se mantém na terceira posição, mas sua fatia nas vendas totais baixou 2,97 pontos porcentuais, de 15,43% para 12,61%. Suas vendas até outubro, segundo dados da Fenabrave, foram de 252.188 unidades.

A BYD, em contrapartida, licenciou 58.695 veículos este ano e passou da 17ª para a 10º colocação no acumulado deste ano, com participação em alta de 2,24 pontos porcentuais, de 0,51% para 2,93%. Há um ano, a Peugeot ocupava o 10º lugar.

Importante destacar nesse contexto que a GM até bem recentemente vinha insistindo em ter carros apenas 100% elétricos no mundo e no Brasil, enquanto a BYD oferece também os híbridos, motivo de atenção atualmente por parte de todas as montadoras instaladas por aqui ou mesmo as que estão chegando, como as duas chinesas, incluindo a GWM.

O mercado total de automóveis e comerciais leves atingiu 1.999.942 unidades no acumulado de dez meses, volume 14,87% superior ao do mesmo período do ano passado (1.741.098).

Entre as cinco primeiras marcas mais vendidas, a única que teve crescimento um pouco acima da média foi a Volkswagen, cuja participação passou de 15,58% para 15,94%, com 318.768 emplacamentos em 2024.

A Fiat se mantém com folga na liderança, mas perdeu 0,97 ponto porcentual de mercado. Com 422.164 licenciamentos no ano, sua penetração baixou de 22,08% 21,11%.

A 4ª e a 5ª colocadas são a Toyota e Hyundai, respectivamente. Pela ordem, elas perderam 0,49 ponto porcentual e 0,26 ponto porcentual de participação (veja tabelas abaixo).

Da 6ª à 9ª colocação, Renault e Jeep tiveram perda de participação, mas a da marca estadunidense foi um pouco maior do que a da francesa – 0,43 ponto porcentual e 1,13 ponto porcentual, respectivamente – e, por isso, trocaram de posição no Top 10.

Também Nissan e Honda tiveram posições invertidas, mas nesse caso ambas ganharam pequena fatia de mercado, de 0,34 ponto porcentual e de 0,24, pela ordem.

Acumulado até outubro 2024 – volume e participação

1º FIAT                              422.164                                       21,11%
2º VW                                 318.768                                      15,94%
3º GM                                  252.188                                     12,61%
4º TOYOTA                       170.797                                        8,54%
5º HYUNDAI                    160.548                                      8,03%
6º RENAULT                    105.420                                      5,27%
7º JEEP                                99.968                                      5,00%
8º NISSAN                          74.756                                       3,74%
9º HONDA                          73.665                                      3,68%
10º BYD                               58.695                                      2,93%

Acumulado até outubro 2023 – volume e participação

1º FIAT                                384.444                                    22,08%
2º VW                                  271.310                                     15,58%
3º GM                                  268.581                                    15,43%
4º TOYOTA                        157.175                                       9,03%
5º HYUNDAI                     144.370                                      8,29%
6º JEEP                              106.688                                      6,13%
7º RENAULT                       99.220                                      5,70%
8º HONDA                           59.835                                      3,44%
9º NISSAN                           59.168                                       3,40%
10º PEUGEOT                    28.157                                        1,62%

 

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Híbrido básico flex da Fiat abre horizonte de crescimento firme

Eletrificação de entrada será complementada por mais três níveis até 2030, inclusive integralmente elétrica

% dias atrás

Ford abre inscrições para o Programa de Estágio 2025

Empresa oferece 95 vagas nas unidades de São Paulo, Salvador e Tatuí

% dias atrás

Cummins nacionaliza eixo MS-18X HD para caminhões extrapesados

Produção dos seus principais componentes na fábrica de Osasco será iniciada em janeiro

% dias atrás

Seara investe R$ 13,5 milhões em frota de caminhões elétricos

Seara, empresa do Grupo JBS, investiu R$ 13,5 milhões em 21 novos caminhões elétricos, ampliando…

% dias atrás

VW desembolsará US$ 5,8 bilhões para parceria com a Rivian

Primeiro veículo elétrico da joint venture com a marca alemã será lançado em 2027

% dias atrás