Produção dos seus principais componentes na fábrica de Osasco será iniciada em janeiro
Apartir de janeiro próximo, a Cummins inicia processo de nacionalização do eixo MS-18X HD em sua fábrica de Osasco, na Grande São Paulo. A princípio serão produzidos seus principais componentes, como o par de coroa e pinhão, com a elevação gradual do índice de conteúdo local ao longo de 2025.
“Isso permitirá aos nossos clientes usufruir dos benefícios de compra nacional, além de contribuir para o Finame e fortalecer a indústria local”, avalia Adriano Esperidião, gerente de engenharia do produto da Cummins Drivetrain and Braking Systems (CDBS) para a América do Sul.
LEIA MAIS
→Cummins materializa o compromisso com a descarbonização
→VW desembolsará US$ 5,8 bilhões para parceria com a Rivian
O executivo informa que o par de coroa e pinhão receberá um novo tratamento superficial, aumentando sua resistência e durabilidade para prevenir falhas e reduzir o desgaste.
Também será aprimorado o rolamento do pinhão, a fim de comportar maior capacidade de carga, e as engrenagens satélites e planetárias terão design atualizado e melhorias no tratamento superficial, assegurando robustez em condições severas.
O investimento na nacionalização do eixo envolveu novos processos no complexo industrial de Osasco. A linha de produção do diferencial foi reprogramada para atender ao novo design das engrenagens, com tecnologia avançada de solda a laser. Também foram implementados processos de rastreamento e validação para garantir uma montagem precisa.
O eixo MS-18X HD está sendo projetado no Brasil para suportar até 58,5 toneladas de PBTC, Peso Bruto Total Combinado. O objetivo, assim, é ampliar o portfólio de soluções para o transporte rodoviário extrapesado de acordo com as novas regulamentações do Contran, Conselho Nacional de Trânsito, especificadas na Resolução 882.
Esse modelo aprimorado, derivado do MS-18X, é compatível com veículos 6×2. Com as inovações implementadas houve um aumento de 11% na capacidade de carga transportada em relação ao modelo antecessor.
“Essas melhorias são intercambiáveis com o modelo base, não impactando na interface de suspensão dos veículos, ou seja, mantém a compatibilidade sem necessidade de adaptações adicionais”, destaca a Cummins em comunicado divulgado nesta quarta-feira, 13.
A empresa lembra que os modelos VW Constellation 25.480 HD e Meteor 28.480 HD expostos na Fenatran 2024 já são equipados com o eixo MS-18X HD, que a partir do ano que vem será gradualmente nacionalizado.
Foto: Divulgação/Cummins
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.