Empresa

Cummins nacionaliza eixo MS-18X HD para caminhões extrapesados

Produção dos seus principais componentes na fábrica de Osasco será iniciada em janeiro

Apartir de janeiro próximo, a  Cummins inicia processo de nacionalização do eixo MS-18X HD em sua fábrica de Osasco, na Grande São Paulo. A princípio serão produzidos seus principais componentes, como o par de coroa e pinhão, com a elevação gradual do índice de conteúdo local ao longo de 2025.

“Isso permitirá aos nossos clientes usufruir dos benefícios de compra nacional, além de contribuir para o Finame e fortalecer a indústria local”, avalia Adriano Esperidião, gerente de engenharia do produto da Cummins Drivetrain and Braking Systems (CDBS) para a América do Sul.

LEIA MAIS

Cummins materializa o compromisso com a descarbonização

VW desembolsará US$ 5,8 bilhões para parceria com a Rivian

O executivo informa que o par de coroa e pinhão receberá um novo tratamento superficial, aumentando sua resistência e durabilidade para prevenir falhas e reduzir o desgaste.

Também será aprimorado o rolamento do pinhão, a fim de comportar maior capacidade de carga, e as engrenagens satélites e planetárias terão design atualizado e melhorias no tratamento superficial, assegurando robustez em condições severas.

O investimento na nacionalização do eixo envolveu novos processos no complexo industrial de Osasco.  A linha de produção do diferencial foi reprogramada para atender ao novo design das engrenagens, com tecnologia avançada de solda a laser. Também foram implementados processos de rastreamento e validação para garantir uma montagem precisa.

O eixo MS-18X HD está sendo projetado no Brasil para suportar até 58,5 toneladas de PBTC, Peso Bruto Total Combinado. O objetivo, assim, é ampliar o portfólio de soluções para o transporte rodoviário extrapesado de acordo com as novas regulamentações do Contran, Conselho Nacional de Trânsito, especificadas na Resolução 882.

Esse modelo aprimorado, derivado do MS-18X, é compatível com veículos 6×2. Com as inovações implementadas houve um aumento de 11% na capacidade de carga transportada em relação ao modelo antecessor.

“Essas melhorias são intercambiáveis com o modelo base, não impactando na interface de suspensão dos veículos, ou seja, mantém a compatibilidade sem necessidade de adaptações adicionais”, destaca a Cummins em comunicado divulgado nesta quarta-feira, 13.

A empresa lembra que os modelos VW Constellation 25.480 HD e Meteor 28.480 HD expostos na Fenatran 2024 já são equipados com o eixo MS-18X HD, que a partir do ano que vem será gradualmente nacionalizado.


Foto: Divulgação/Cummins

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Renault lança universidade corporativa no Brasil

A Reknow University atuará no desenvolvimento de competências ligadas a temas como economia circular e…

% dias atrás

Stellantis oferece mais 200 vagas de estágio para início em março

É a última rodada do programa este ano e inscrições vão até 16 de dezembro

% dias atrás

Híbrido básico flex da Fiat abre horizonte de crescimento firme

Eletrificação de entrada será complementada por mais três níveis até 2030, inclusive integralmente elétrica

% dias atrás

Ford abre inscrições para o Programa de Estágio 2025

Empresa oferece 95 vagas nas unidades de São Paulo, Salvador e Tatuí

% dias atrás

Seara investe R$ 13,5 milhões em frota de caminhões elétricos

Seara, empresa do Grupo JBS, investiu R$ 13,5 milhões em 21 novos caminhões elétricos, ampliando…

% dias atrás