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Cummins nacionaliza eixo MS-18X HD para caminhões extrapesados

Produção dos seus principais componentes na fábrica de Osasco será iniciada em janeiro

Apartir de janeiro próximo, a  Cummins inicia processo de nacionalização do eixo MS-18X HD em sua fábrica de Osasco, na Grande São Paulo. A princípio serão produzidos seus principais componentes, como o par de coroa e pinhão, com a elevação gradual do índice de conteúdo local ao longo de 2025.

“Isso permitirá aos nossos clientes usufruir dos benefícios de compra nacional, além de contribuir para o Finame e fortalecer a indústria local”, avalia Adriano Esperidião, gerente de engenharia do produto da Cummins Drivetrain and Braking Systems (CDBS) para a América do Sul.

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O executivo informa que o par de coroa e pinhão receberá um novo tratamento superficial, aumentando sua resistência e durabilidade para prevenir falhas e reduzir o desgaste.

Também será aprimorado o rolamento do pinhão, a fim de comportar maior capacidade de carga, e as engrenagens satélites e planetárias terão design atualizado e melhorias no tratamento superficial, assegurando robustez em condições severas.

O investimento na nacionalização do eixo envolveu novos processos no complexo industrial de Osasco.  A linha de produção do diferencial foi reprogramada para atender ao novo design das engrenagens, com tecnologia avançada de solda a laser. Também foram implementados processos de rastreamento e validação para garantir uma montagem precisa.

O eixo MS-18X HD está sendo projetado no Brasil para suportar até 58,5 toneladas de PBTC, Peso Bruto Total Combinado. O objetivo, assim, é ampliar o portfólio de soluções para o transporte rodoviário extrapesado de acordo com as novas regulamentações do Contran, Conselho Nacional de Trânsito, especificadas na Resolução 882.

Esse modelo aprimorado, derivado do MS-18X, é compatível com veículos 6×2. Com as inovações implementadas houve um aumento de 11% na capacidade de carga transportada em relação ao modelo antecessor.

“Essas melhorias são intercambiáveis com o modelo base, não impactando na interface de suspensão dos veículos, ou seja, mantém a compatibilidade sem necessidade de adaptações adicionais”, destaca a Cummins em comunicado divulgado nesta quarta-feira, 13.

A empresa lembra que os modelos VW Constellation 25.480 HD e Meteor 28.480 HD expostos na Fenatran 2024 já são equipados com o eixo MS-18X HD, que a partir do ano que vem será gradualmente nacionalizado.


Foto: Divulgação/Cummins

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Redação AutoIndústria

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