A Sergomel, fabricante de implementos rodoviários de Sertãozinho (SP), tem trajetória de quase de 50 anos de atividades, a completar no próximo ano, e jamais havia participado de uma Fenatran.
Escolheu a edição deste ano para mostrar as capacidades desenvolvidas nos últimos anos, de uma empresa que produziu 1.020 equipamentos, em 2020, com 162 colaboradores para contabilizar até novembro de 2024 1.530 unidades com um quadro de 388 pessoas.
“A ideia de fechar negócios não foi o principal motivo que nos trouxe para a Fenatran. Viemos atrás de mais visibilidade e de novos relacionamentos. Sair um pouco do interior para buscar abrangência nacional”, conta Antônio Marcos Dandaro, CEO da Sergomel, que encerrou a participação na feira com geração de R$ 41 milhões em negócios. “Valor com potencial de aumentar ao longo dos próximos meses.”
A Sergomel tem forte presença nos setores sucroenergético e florestal. Segundo o executivo, com participações de mercado de 48% e de até 25%, respectivamente. Os equipamentos receberam atenção redobrada nos últimos dois anos com aporte de R$ 22 milhões para trazer mais tecnologia, novos materiais de alta resistência e mis eficiência nos processos fabris.
“Aprendemos muito com pandemia. No período tínhamos alta demanda por equipamentos e bons negócios, mas sem capacidade para atender tanto por falta de matéria-prima quanto pela dependência de poucos ou apenas um fornecedor”, lembra Dandaro.
“Isso demandou a gente a se reinventar. Nos reestruturamos em todas as frentes, aço, eixo, roda, pneus, tintas. Fomos atrás um segundo, terceiro ou até quarto fornecedor. Quem tem um, não tem nenhum. Quem tem dois, tem um. A bem da verdade é essa.”
Em nova fase com o pé no crescimento, a Sergomel tem capacidade instalada para 2.600 equipamentos/ano. Coloca foco no mercado interno, mas também ambiciona em algum momento o externo, hoje, negócio marginal sob demanda. “Entendemos que temos market share relevante para buscar. Vamos primeiro consolidar participação no mercado nacional para depois buscar clientes internacionais.
Foto: Divulgação Sergomel
- Iveco avança em conectividade com o S-Way - 19 de dezembro de 2024
- Mercado de caminhões: disputa de marca mais acirrada só mesmo em pesados. - 18 de dezembro de 2024
- MWM aumenta o Centro de Distribuição de Peças em Jundiaí - 16 de dezembro de 2024