A Volkswagen Caminhões e Ônibus avança com desenvolvimento de caminhão movido a biometano ao programar início de testes em operações reais com cliente a partir de 2025. O projeto é baseado em um Constellation 26.280, uma das atrações da montadora na recente Fenatran 2024.

O fabricante direciona o modelo para atender ao mercado de coleta de resíduos, segmento com o maior potencial de produzir o próprio biometano a partir do material orgânico proveniente do lixo.

O modelo escolhido pela VWCO configurado na versão Compactor recebeu, segundo a VWCO, a maior capacidade de armazenamento do combustível da categoria, com 240 m³ (960 litros), suficientes para proporcionar autonomia de até 300 km.

LEIA MAIS

→Meteor híbrido é a nova investida tecnológica da VWCO

→VWCO aprimora o elétrico e-Delivery

O maior argumento, além da possiblidade de se beneficiar com custo operacional menor a partir da produção própria de biometano, é o potencial de reduzir em até 90% a emissão de CO2 no ciclo do poço a roda.

Pelas contas apresentadas pela VWCO, em uma operação típica na qual o veículo percorre de 50 mil a 70 mil quilômetros/ano, providenciaria redução de 150 toneladas de CO2.

O Constellation 26.280 preparado para operar com o biometano combina motor de ciclo Otto de 280 cv e 1.100 Nm de torque com transmissão automática. O modelo também tem freio retarder, controle eletrônico de estabilidade e assistente de partida em rampa, além de estrear novo sistema de direção, suspensões modulares e eixos.


Foto: Divulgação VWCO

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!