Projeto busca atender operações de coleta de resíduos
A Volkswagen Caminhões e Ônibus avança com desenvolvimento de caminhão movido a biometano ao programar início de testes em operações reais com cliente a partir de 2025. O projeto é baseado em um Constellation 26.280, uma das atrações da montadora na recente Fenatran 2024.
O fabricante direciona o modelo para atender ao mercado de coleta de resíduos, segmento com o maior potencial de produzir o próprio biometano a partir do material orgânico proveniente do lixo.
O modelo escolhido pela VWCO configurado na versão Compactor recebeu, segundo a VWCO, a maior capacidade de armazenamento do combustível da categoria, com 240 m³ (960 litros), suficientes para proporcionar autonomia de até 300 km.
LEIA MAIS
→Meteor híbrido é a nova investida tecnológica da VWCO
→VWCO aprimora o elétrico e-Delivery
O maior argumento, além da possiblidade de se beneficiar com custo operacional menor a partir da produção própria de biometano, é o potencial de reduzir em até 90% a emissão de CO2 no ciclo do poço a roda.
Pelas contas apresentadas pela VWCO, em uma operação típica na qual o veículo percorre de 50 mil a 70 mil quilômetros/ano, providenciaria redução de 150 toneladas de CO2.
O Constellation 26.280 preparado para operar com o biometano combina motor de ciclo Otto de 280 cv e 1.100 Nm de torque com transmissão automática. O modelo também tem freio retarder, controle eletrônico de estabilidade e assistente de partida em rampa, além de estrear novo sistema de direção, suspensões modulares e eixos.
Foto: Divulgação VWCO
Montadora chinesa negociou 416,4 mil veículos movidos a bateria em todo o mundo no período
Atualização no motor promete mais desempenho e agilidade para as operações urbanas
MDIC divulga ainda este mês as metas de ganho de eficiência energética até 2027, com…
No primeiro trimestre, empresa embarcou 255 mil veículos para dezernas de países
Na Europa, a espera chega a ser de 70 dias; em breve, freios acionados por…