Indústria

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

Omercado de veículos leves na Europa segue estagnado. Em outubro, considerados os principais países da região, os licenciamentos cresceram somente 1,1% frente ao resultado de igual mês do ano passado, para 1,04 milhão de unidades.

De acordo com levantamento da Acea, associação das montadoras na Europa, ainda que a Alemanha, maior mercado individual, tenha reagido com crescimento de 6% após três meses de queda, e a Espanha avançado 7,2%, o fraco desempenho dos negócios especialmente na França (-11%) e Itália (-9%) evitaram crescimento mais expressivo.

Transcorridos os dez primeiros meses de 2024, o bloco contabiliza vendas praticamente estáveis, na casa de 8,9 milhões de unidades, apenas 0,7% maiores do que em igual período de 2023. A comparação anual mostra Espanha (+4,9%) e Itália (+0,9%) com desempenhos positivos e França e Alemanha com recuos de 2,7% e 0,4%, respetivamente.

Mesmo com as vendas de elétricos avançando 2,4%% no mês passado, para 124,9 mil licenciamentos, a disposição do consumidor de pagar mais pela tecnologia após o fim de subsídios em praças importantes ainda está aquém das necessidades das fabricantes.

LEIA MAIS

→ Embarques de veículos elétricos chineses para Europa disparam

→ Lucro operacional do Grupo Volkswagen caiu 42% no terceiro trimestre

A participação de  movidos exclusivamente a bateria em 2024 é de 13,2% ante 14% em 2023, com os volumes recuando 4,9%, para 1,17 milhão de unidades. Na Alemanha, um verdadeiro tombo de 26,6%, de 424,6 mil para 311,9 mil.

Os registros de automóveis híbridos plug-in também diminuíram 7,9% no ano e limitaram-se 617,4 mil veículos, enquanto os híbrido fechados cresceram 19,8% ao somarem quase 2,7 milhões de unidades.

Ford vai cortar empregos na Europa

O fraco desempenho do mercado europeu, especialmente dos modelos elétricos, tem forçado montadoras a ameaçarem medidas drásticas visando corte de custos, como a Volkswagen, que alertou para a possibilidade de fechar pelo menos duas fábricas na Alemanha e que, por conta disso, trava batalha com o principal sindicato de trabalhadores do país.

Esta semana foi a vez da Ford anunciar que cortará 4 mil empregos na Europa até 2027. O número representa nada menos do que 14% da força de trabalho da montadora na região e 2,3% do quadro mundial de 174 mil funcionários.

A maior parte dos empregos eliminados, perto de 2,9 mil vagas, ocorrerá também na Alemanha, onde são fabricados os SUVs elétricos Explorer e Capri. A Ford vai reduzir ainda em 800 pessoas seu quadro no Reino Unido, com mais 300 empregos eliminados em outros países do continente.

Os cortes na força de trabalho, disse a Ford em comunicado, “criarão uma estrutura mais competitiva em custos e garantirão a sustentabilidade e o crescimento a longo prazo na Europa”. O vice-presidente da Ford Europa, Peter Godsell, admitiu que a demanda por veículos elétricos está mais fraca do que a empresa previa.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás

Ford amplia produção da Ranger para 70 mil unidades em 2025

Diante do sucesso do modelo no Brasil e outros mercados, oferta da fábrica de Pacheco…

% dias atrás