A Stellantis revelou a STLA Frame projetada para receber veículos de grande porte, como picapes, comerciais leves e SUVs. Desenvolvida desde berço para ser multienergia, a plataforma promete alcances de 800 km, quando apenas com bateria (BEV) ou até 1.100 km, com o REEV (Range-Extended Electric Vehicle), configurada com motor a combustão conectado a um gerador. Mas também no futuro pode incorporar tecnologia a hidrogênio.

“A STLA Frame, assim como as STLA Medium e Large, oferece autonomia inédita e novos níveis de capacidade e desempenho superior, sendo referência em capacidade de carga e reboque. Isso atende aos clientes que buscam picapes e SUVs potentes para suas famílias ou negócios,” resumiu em nota Carlos Tavares, CEO da Stellantis, adiantando que a plataforma será destaque nos próximos lançamentos da Jeep e da Ram.

LEIA MAIS

→Com Pulse e Fastback híbridos, Stellantis dá partida a eletrificação da linha brasileira

→Stellantis conversa com fornecedores sobre montagem local de baterias

Concebida para projetos com estrutura sobre chassi, a novidade traz a bateria posicionada no centro e pode acomodar pacotes com capacidades de 159 a 200 kWh. Os motores de tração elétricos juntos geram até 250 kW de potência. Pelos números apesentados pela fabricante, um veículo pode acelerar de 0 a 60 mph (96,5 kmh) em 4,4 segundos.

A STLA Frame suporta carregamento rápido. Nas configurações BEV, o carregamento rápido de 800 Volts em corrente contínua (DC) de até 350 kW pode adicionar 160 km de alcance em apenas 10 minutos, enquanto os REEVs podem atingir até 80 km em 10 min. com 400 V de até 175 kW.

A Stellantis reforça que destinará mais de € 50 bilhões para eletrificação até 2030, quando pretende oferecer no mix de vendas 100% de carros elétricos na Europa e 50% de automóveis e caminhões leves elétricos nos Estados Unidos.


Foto: Divulgação Stellantis

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!