Indústria

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um eventual acidente, da condução ao pós-acidente

A Volvo se destacou no Truck Safe, primeiro programa de testes de segurança para caminhões pesados do Euro NCAP, organização com mais 30 anos de atividades voltadas a avaliação de desempenho da segurança passiva e ativa de automóveis e, desde 2020, de comerciais leves.

Na inédita avaliação, na qual participaram nove veículos, os modelos FH Aero e FM da marca sueca receberam nota máxima (cinco estrelas).

De acordo com o Euro NCAP, o novo programa de teste de segurança se alinha ao objetivo de eliminar mortes e ferimentos graves no trânsito. Os caminhões têm papel fundamental nesta visão em virtude do tamanho e do peso.

Segundo levantamento da organização, embora os caminhões representem apenas 3% da frota circulante na Europa, eles são responsáveis por 15% dos óbitos. Além disso, apenas 11% das vítimas são ocupantes do caminhão, o restante está em carro e comerciais leves envolvidos no acidente.

O Euro NCAP acredita que o Truck Safe colocará na mesma página autoridades rodoviárias, transportadores, motoristas, seguradoras, fabricantes de caminhões e empresas que desejam que seus produtos sejam transportados com segurança e sob as melhores práticas.

No primeiro grupo de teste participaram nove caminhões rodoviários de longa distância (DAF XF, Iveco S-Way, MAN TGX, Mercedes-Benz Actros L, Renault Trucks T, Scania R, Scania G e os vencedores da Volvo FH Aero e FM). Segundo a organização, os veículos selecionados representam 95% dos caminhões pesados em circulação nas rodovias da Europa.

O Truck Safe adotou novos protocolos que medem a segurança do veículo em três estágios na linha do tempo de um cenário típico de um acidente. Desta maneira, a avaliação se concentra nas tecnologias do veículo para proporcionar Condução Segura (monitoramento de ocupantes, envolvimento do motorista, visão e assistência do veículo); Prevenção de Acidentes (desempenho do ADAS para evitar colisões frontais, mudança de faixa e manobras em baixa velocidade); e Pós-Acidente (informações de resgate e facilidade de extração).

Conforme apresentado pelo Euro NCAP, somente os Volvo receberam cinco estrelas. Renault Truck T e Scania G, mereceram quatro; MAN TGX, Mercedes-Benz Actros L e Scania R, três. O pior resultado ficou com o Iveco S-Way, com apenas uma estrela.


Foto: Divulgação Volvo

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Frota brasileira de veículos continua a envelhecer e sem melhora à vista

Solução seria programa de reciclagem e inspeção veicular; Jeep faz 10 anos com série especial…

% dias atrás

Vendas de pesados a gás disparam no 1º quadrimestre

Ainda que em volume baixo, os emplacamentos anotaram crescimento acima de 540%

% dias atrás

Os veículos que mais dependem das vendas diretas

Enquanto 92% dos licenciamentos do Fiat Mobi se devem à modalidade, somente 12% dos Honda…

% dias atrás

Produção de motos cresce 11,9% e varejo no quadrimestre é o melhor da história

Foram fabricadas 172 mil unidades em abril e  673.125 no acumulado do ano

% dias atrás

Avenger: oficialmente o próximo Jeep nacional.

Stellantis confirma produção do SUV em 2026 e assegura que Renegade seguirá em linha

% dias atrás

Toyota propõe cooperação para uso da tecnologia híbrida-flex na Colômbia

Montadora participou da V Conferência Internacional de Biocombustíveis em Santa Marta

% dias atrás