Indústria

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um eventual acidente, da condução ao pós-acidente

A Volvo se destacou no Truck Safe, primeiro programa de testes de segurança para caminhões pesados do Euro NCAP, organização com mais 30 anos de atividades voltadas a avaliação de desempenho da segurança passiva e ativa de automóveis e, desde 2020, de comerciais leves.

Na inédita avaliação, na qual participaram nove veículos, os modelos FH Aero e FM da marca sueca receberam nota máxima (cinco estrelas).

De acordo com o Euro NCAP, o novo programa de teste de segurança se alinha ao objetivo de eliminar mortes e ferimentos graves no trânsito. Os caminhões têm papel fundamental nesta visão em virtude do tamanho e do peso.

Segundo levantamento da organização, embora os caminhões representem apenas 3% da frota circulante na Europa, eles são responsáveis por 15% dos óbitos. Além disso, apenas 11% das vítimas são ocupantes do caminhão, o restante está em carro e comerciais leves envolvidos no acidente.

O Euro NCAP acredita que o Truck Safe colocará na mesma página autoridades rodoviárias, transportadores, motoristas, seguradoras, fabricantes de caminhões e empresas que desejam que seus produtos sejam transportados com segurança e sob as melhores práticas.

No primeiro grupo de teste participaram nove caminhões rodoviários de longa distância (DAF XF, Iveco S-Way, MAN TGX, Mercedes-Benz Actros L, Renault Trucks T, Scania R, Scania G e os vencedores da Volvo FH Aero e FM). Segundo a organização, os veículos selecionados representam 95% dos caminhões pesados em circulação nas rodovias da Europa.

O Truck Safe adotou novos protocolos que medem a segurança do veículo em três estágios na linha do tempo de um cenário típico de um acidente. Desta maneira, a avaliação se concentra nas tecnologias do veículo para proporcionar Condução Segura (monitoramento de ocupantes, envolvimento do motorista, visão e assistência do veículo); Prevenção de Acidentes (desempenho do ADAS para evitar colisões frontais, mudança de faixa e manobras em baixa velocidade); e Pós-Acidente (informações de resgate e facilidade de extração).

Conforme apresentado pelo Euro NCAP, somente os Volvo receberam cinco estrelas. Renault Truck T e Scania G, mereceram quatro; MAN TGX, Mercedes-Benz Actros L e Scania R, três. O pior resultado ficou com o Iveco S-Way, com apenas uma estrela.


Foto: Divulgação Volvo

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Nova geração quer recolocar a Triton na trilha do consumidor

Picape da Mitsubishi ganhou em dimensões, conforto e estilo

% dias atrás

Entre os seminovos, Tiggo 5 lidera em rentabilidade

SUV da Caoa Chery teve margem bruta de 10,5% e um giro de estoque médio…

% dias atrás

Grupo Potencial compra caminhões flex da Volvo

Veículo pode utilizar só diesel ou biodiesel, assim como uma combinação dos dois

% dias atrás

Hyundai HB20 brasileiro desembarca na Argentina

Exportado para outros países desde 2016, só agora o hatch será vendido no país vizinho

% dias atrás

Northvolt entra com pedido de concordata nos EUA

Empresa garantiu US$ 100 milhões para financiar plano de reestruturação, previsto para ser concluído no…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás