Veículo pode utilizar só diesel ou biodiesel, assim como uma combinação dos dois
OGrupo Potencial, proprietário da maior usina de biodiesel do Brasil, acaba de receber uma nova frota de caminhões da marca Volvo composta por dez veículos flex, movidos 100% a biodiesel e diesel ou, também, em um mix dos dois combustíveis.
A entrega ocorreu em evento realizado na Usina, localizada na Lapa, na quinta-feira, 21. Fruto de um aporte de R$ 10 milhões, a aquisição visa atender os objetivos do grupo de reduzir a emissão de gases de efeito estufa e trazer a transição energética para o setor de combustíveis.
LEIA MAIS
→Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP
→Volvo leva a melhor no mercado de caminhões acima de 16 toneladas
“O biodiesel não só é um combustível seguro, como proporciona maior economia no consumo de combustível e manutenção, e também garante uma redução de quase 90% na emissão de gases poluentes”, comenta Carlos Eduardo Hammerschmidt, vice-presidente do Grupo Potencial, que abrange empresas como a Potencial Combustíveis , Potencial Biodiesel, BWI Trading, BWT Transporte e Combustíveis Jeta
Alcides Cavalcanti, diretor executivo da Volvo Caminhões, diz que o modelo da marca concilia ganhos ambientais e flexibilidade operacional:
“O Volvo FH B100 Flex é o único veículo do mercado que pode rodar com qualquer proporção de diesel ou biodiesel, chegando até 100% desse combustível renovável. Quando abastecido com biodiesel puro, as reduções de CO2 podem chegar a 90%. É uma alternativa já disponível e viável para um transporte de baixas emissões”, assegura.
Foto: Divulgação/Grupo Potencial
—
Produtos já estão sendo negociados no Brasil e a de 48 V já foi homologada…
Com lançamento previsto para o segundo semestre de 2026, empresa já testa protótipos em Piracicaba…
Estrurutra terá 8 mil m² para reduzir em 50% tempo das entregas
Indústria de veículos pesados absorveu 116 mil toneladas no ano passado, 15% da demanda nacional
Chassi LO 916R Fretamento Rural é alternativa para transporte em estradas de terra e pisos…
Híbridos dominam as entregas com participação perto de 44%