Aumento de 73% apra 76% sinaliza a preparação dos fornecedores de peças para as encomendas de final de ano
O Sindipeças acaba de atualizar sua pesquisa conjuntural sobre o desempenho do setor no ano, contemplando dados acumulados até setembro. Um dos principais destaques é o crescimento de 3 pontos porcentuais no uso da capacidade instalada, de 73% para 76%, o maior desde novembro de 2022.
“Esse aumento sinaliza a preparação dos fornecedores de peças para as encomendas de final de ano”, avalia o Sindipeças, informando ainda que, apesar da variação modesta, o setor segue contratando, com aumento de 0,7% no quadro de mão de obra em setembro sobre agosto e de 0,8% no ano.
LEIA MAIS
→Montadoras ampliam produção em 8,3% e abrem 967 vagas em outubro
→Sindipeças fará ponte com fornecedores para Stellantis nacionalizar peças
O faturamento nominal da indústria de autopeças tem resultado positivo em 2024, com alta de 9,8% no comparativo de nove meses deste ano com idêntico período de 2023.
De modo geral, avalia a entidade, os resultados da indústria de autopeças espelham o bom desempenho da indústria automotiva no ano, cujas vendas até outubro apresentaram incremento de 15% e a produção de 8,9% em comparação a igual período do ano anterior.
O Sindipeças ressalta a forte retomada da atividade fabril para o segmento de veículos pesados, com alta de 42,8% da produção de caminhões e de 35,3% para ônibus, o que reflete positivamente na cadeia fornecedora instalada no País.
Com exceção das exportações, todos os canais de distribuição registram alta este ano. As vendas para as montadoras cresceram 11,8% e as relativas ao mercado de reposição tiveram expansão de 13%, puxadas, nesse caso, pelo bom desempenho da linha leve, com alta de 15,9%. O incremento da reposição de pesados foi de apenas 1,,6%.
Segunda fase do programa tem inscrições abertas até 8 de dezembro
Museu localizado em Campos do Jordão tem proposta e estrutura poucas vezes vistas mesmo fora…
Fornecedor do polo automotivo mineiro tem como principais clientes os fabricantes de veículos leves
Montadora chinesa promete contratar 700 colaboradores para trabalhar na fábrica de Iracemápolis
Executivo substituirá Silvio Campos, que deixará a empresa no fim de 2024