Fabricante de células de baterias entrou com pedido de proteção contra falência há apenas uma semana
A fabricante de células de bateria Northvolt está em negociações com concorrentes chinesas para estabelecimento de parcerias. A informação está sendo veiculada na imprensa sueca apenas uma semana depois de a empresa ingressar com pedido de proteção contra a falência nos Estados Unidos.
Dentre as potenciais parcerias estaria a CATL, Contemporary Amperex Technology, a maior fabricante mundial de baterias para veículos elétricos. Com sede em Ningde, China, a CATL responde por aproximadamente 40% do mercado global de baterias.
Embora a Northvolt tenha se recusado a confirmar as negociações esta semana, o CEO Peter Carlsson reconheceu há cerca de um mês que parcerias com empresas asiáticas poderiam ser medida para contornar a crise financeira.
Cofundador e principal executivo desde a fundação em 2016, Carlsson deixou o cargo de CEO da Northvolt apenas um dia depois do pedido de proteção contra os credores o e segue apenas com assento no conselho de administração.
LEIA MAIS
→ Stellantis conversa com fornecedores sobre montagem local de baterias
→ Toyota nacionalizará motor dos híbridos flex e montará baterias no Brasil
→ Baterias, uma das prioridades da nova politica industrial
→ Construção de fábricas de baterias da VW dependerá da demanda por elétricos
Segundo informações da Reuters, com 6,6 mil funcionários em sete países, a Northvolt acumula dívidas de US$ 5,8 bilhões.
Em comunicado emitido na semana passada a empresa, vista como uma das principais alternativas para indústria automobilística europeia reduzir a dependência dos fornecedores chineses, afirmou que o instrumento da Lei de Falências dos Estados Unidos permitirá a continuidade das operações durante o processo de reestruturação, previsto para ser concluído até o fim do primeiro trimestre de 2025.
Foto: Divulgação
Roger Corassa, VP de Vendas e Marketing, fala sobre projeto de ampliar sua oferta em…
Empresas encaminham avaliações para instalar infraestrutura de recargas para veículos leves em canteiros da mineradora
Ao comemorar os resultados positivos de 2024, Ciro Possobom revela meta de seguir crescendo acima…
Executivo tem longa carreira no setor automotivo com passagens pelo Grupo Fiat, CNH Industrial, Renault…
Profissional atuava na área de Recursos Humanos
Percepção para 2025 é de continuidade do desempenho nos mercados de caminhões e ônibus