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BMW inicia produção do X5 híbrido plug-in em SC

Modelo é o primeiro do tipo recarregável a ser produzido na América do Sul

A operação brasileira do BMW Group se torna pioneira no País ao iniciar produção na fábrica catarinense de Araquari do novo BMW X5, primeiro modelo híbrido plug-in em linha de montagem na América do Sul.

De acordo com Otavio Rodacoswiski, diretor geral da fábrica, a produção local do automóvel é começo de uma nova etapa da empresa na região. “A planta Araquari é a maior fábrica de carros premium da América do Sul. Para iniciarmos a produção de um modelo eletrificado nossos times foram treinados para trabalhar com equipamentos específicos para alta voltagem, inclusive em sinergia com outras fábricas do BMW Group no mundo.”

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A decisão pela produção do modelo híbrido plug-in coincide com os 10 anos de atividade na fábrica, período em que somou mais de 100 mil unidades produzidas. Mas também carrega componente estratégico, em especial pela demanda por carros eletrificados.

“Em 2024, um em cada quatro BMW vendidos no país é totalmente elétrico ou híbrido plug-in. O novo X5 PHEV produzido localmente ajudará a aumentar essa participação”, acredita Maru Escobedo, presidente e CEO do BMW Group Brasil.

Além do pioneirismo com o X5 eletrificado feito por aqui, a fabricante tem planos de introduzir novos modelos em Araquari e desenvolver tecnologias globais a partir do time de engenharia local. Para isso, a empresa anunciou em outubro passado investimento de R$ 1,1 bilhão para o período de 2025 a 2028.

O X5 híbrido plug-in passa a fazer companhia com os BMW Série 3, X1 e X4 na linha de montagem da fábrica catarinense. Há um ano, a empresa anunciou aumento de 10% na produção para alcançar 11 mil unidades/ano a partir de 2024.

O novo modelo do portfólio de produção local tem motor a combustão de 313 cv e um motor elétrico de 197 cv. Juntos desenvolvem 489 cv e 700 Nm de torque. A transmissão é Steptronic Sport de oito marchas. Pelos números da BMW o modelo acelera de 0 a 100km/h em 4,8 segundos. Quando conduzido somente em modo elétrico, a promessa é de autonomia de 79 km.


Foto: Divulgação BMW Group Brasil

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Redação AutoIndústria

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