A indústria automobilística brasileira contabilizou número preliminar de 242,1 mil automóveis e comerciais leves vendidos em novembro. É o segundo melhor resultado mensal de 2024, atrás apenas das 250,1 mil registradas em outubro. A comparação com igual mês do ano passado, porém, mostra crescimento da ordem de 20%.

Acrescidas as vendas do último mês, o mercado interno já absorveu 2,25 milhões de carros veículos leves ante 1,94 milhão de igual período do ano passado, evolução da ordem de 17%, considerados os 1,94 milhã  consolidados pela Fenabrave em 2023. A média diária de vendas no ano chegou a 9.658 contra 8.520 de 2023, 13,4% maior.

A Fiat, mais vez, liderou os emplacamentos. A principal marca da Stellantis no País acumulou 48,9 mil unidades no mês, equivalentes a 20,2% de participação, e superou a Volkswagen (17,1%), segunda colocada com 41,5 mil unidades negociadas, e a Chevrolet (12,5%), com 30,2 mil.

A Hyundai foi a quarta marca que mais vendeu em novembro. Negociou 25,4 mil (10,5%), contra 17 mil da Toyota (7%), 15,8 mil da Renault (6,5%) e 11 mil da Jeep (4,6%).

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O ranking das dez primeiros teve ainda a Honda (3,6%), com 8,7 mil licenciamentos, à frente da surpreendente BYD (3,3%), já a nona colocada com 8 mil unidades, mesmo sem comerciais leves, e Nissan (2,4%), que negociou 5,9 mil veículos.

Com 14,7 mil unidades emplacadas, o Volkswagen Polo foi o veículo mais vendido no mês. A picape Strada, líder no ano com 128,5 mil — apenas 1,8 mil a mais do que o hatch da Volkswagen —, foi a segunda colocada em novembro, com 12,3 mil licenciamentos, junto com o Hyundai HB20.


Foto: Divulgação

George Guimarães
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