Mercado

Na corrida anual, Polo persegue Strada bem de perto

A versão Track, que veio para substituir o Gol, responde por 70% da linha do hatch da Volkswagen

OVW Polo fechou novembro no topo do mercado de veículos leves, mas o desempenho não foi suficiente para ultrapassar a Fiat Strada no acumulado do ano.

Apesar da pequena diferença de exatos 1.741 emplacamentos nos 11 meses – 126.709 e 128.450, respectivamente -, a própria Volkswagen admite que o modelo da marca concorrente deve encerrar 2024 na liderança do ranking por modelos.

A diferença anual foi reduzida pelo bom desempenho do hatch em novembro, que pelo balanço da Fenabrave, divulgados nesta terça-feira, 3,  atingiu 14.711 licenciamentos, 2.350 a mais do que a Strada (12.361). Ou seja, disputa realmente acirrada que até impede cravar a impossibilidade de haver haver posições invertidas até o final de dezembro.

LEIA MAIS

No Brasil, Volkswagen tem lucro pelo quarto ano consecutivo

VW Saveiro tem fila de espera de dois meses

Em entrevista que concedeu na semana passada, na noite de quinta-feira, 28, Roger Corassa, vice-presidente de Vendas e Marketing da VW Brasil, comemorou a liderança do hatch no segmento de automóveis, que tem a marca alemã também no topo, com participação de 17,22% e 302.705 emplacamentos, ante os 15% da Fiat, com 264.093.

Também importante a redução da diferença entre Polo e Strada – ano passado era de mais de 6,7 mil unidades – e a grande folga do hatch da Volkswagen, de quase 39 mil unidades, em relação ao Chevrolet Onix, vice-líder em automóveis e terceiro no Top 10 dos leves.

Dentro da linha Polo, o carro-chefe – com participação de 70% – é a versão Track, que veio para substituir o Gol, líder de mercado no Brasil por mais de duas décadas. Lançada em fevereiro do ano passado, ela foi decisiva para alavancar as vendas do hatch e da própria Volkswagen, que este ano é a marca que mais cresce entre as cinco mais vendidas no Brasil.


Foto: Divulgação/Volkswagen

 

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Zeferino Neto é o CTO da Maxion Wheels

Executivo vinha respondendo pela presidência da Unidade de Negócios das Américas.

% dias atrás

A acirrada disputa no Top 10 das marcas mais vendidas no Brasil

Hyundai passa Toyota, Renault supera Jeep e BYD crava o décimo lugar, desbancando a Peugeot

% dias atrás

Com líder Strada, Fiat tem três veículos entre os dez mais vendidos de 2024

Picape compacta superou o Volkswagen Polo por 4,5 mil licenciamentos

% dias atrás

Vendas de eletrificados crescem 89% em 2024

Modelos plug-in encerram o período na liderança, com 36% do mercado

% dias atrás

Mercado de veículos leves cresceu 14,2% em 2024

Ano teve como grande destaque o avanço dos eletrificados, que já respondem por 7% do…

% dias atrás

Fiat e VW repetem dobradinha de sucesso em 2024

A marca alemã foi a que mais cresceu em venda no Top 5, ganhando participação…

% dias atrás