Indústria

Anfavea e Acea comemoram acordo Mercosul-União Europeia

Os períodos de redução tarifária variam de 18 a 30 anos para veículos eletrificados, movidos a hidrogênio e com novas tecnologias.

A Anfavea, representante das montadoras brasileiras, e a Acea, Associação Europeia dos Fabricantes de Automóveis, emitiram notas de apoio ao acordo de parceria entre o Mercosul e a União Europeia, que teve negociações concluídas na sexta-feira, 6.

O acordo foi anunciado em coletiva de imprensa em Montevidéu, no Uruguai, durante a 65ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, que teve a presença dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, e da União Europeia, Ursula von der Leyen (foto).

LEIA MAIS

Mercosul e União Europeia concluem negociações do acordo de parceira

De acordo com a Agência Brasil, a redução das tarifas que o Mercosul cobra da UE pode ser imediata ou ao longo de prazos que, na média, variam entre 4 e 15 anos. Para o setor automotivo, em especial, os períodos de redução tarifária são mais longos. Vão de 18 a 30 anos para veículos eletrificados, movidos a hidrogênio e com novas tecnologias.

Do lado da UE, a redução tarifária também pode ser imediata ou por períodos que vão de 4 anos a 12 anos, a depender do produto. Estão previstas ainda cotas para produtos agrícolas e agroindustriais do Brasil.

Em seu comunicado, a Anfavea diz apoiar acordos bilaterais e multilaterais que fomentem um ambiente de maior competitividade para a indústria nacional e que beneficiem todas as partes envolvidas, como parece ser o negociado agora com a União Europeia.

A entidade brasileira lembra que acordo entre os dois blocos, gestado há mais de duas décadas, estipula um período de redução tarifária de ao menos 15 anos para a maioria dos veículos, com salvaguardas aos investimentos no setor automotivo, acionáveis com base em parâmetros como nível de emprego, vendas, produção e ocupação da capacidade instalada.

“O mecanismo poderá suspender a redução das alíquotas, ou até mesmo retorná-las a 35%, por um período de 3 anos, renovável por mais 2 anos”, esclarece a associação, informando que nos próximos dias o setor aprofundará em detalhes do acordo para ter um julgamento mais apropriado sobre todos os seus impactos.

Posição das montadoras europeias

A Acea, por sua vez, disse saudar a conclusão do acordo comercial entre a União Europeia e o bloco Mercosul, apelando para uma rápida ratificação pelo Conselho e pelo Parlamento Europeu.

Este acordo, na avaliação da entidade europeia, criará uma das maiores zonas de comércio livre a nível mundial, garantirá o crescimento económico para ambas as regiões e promoverá, simultaneamente, o desenvolvimento sustentável através de compromissos ambientais e sociais reforçados.

“A conclusão deste acordo contribuirá para fortalecer a competitividade global dos fabricantes de automóveis europeus, eliminando tarifas elevadas e abordando as barreiras técnicas ao comércio nas suas exportações para o mercado do Mercosul”, afirmou Sigrid de Vries, diretora geral da Acea.

Na avaliação da executiva, a notícia do acordo de parceria chega num momento crucial para a indústria do automóvel, “que enfrenta atualmente desafios críticos na transição para a descarbonização”.

A Acea conclui a nota dizendo que, num contexto de crescente protecionismo e tensões geopolíticas, a concretização deste acordo envia um forte sinal ao resto do mundo em apoio ao comércio livre, aberto e baseado em regras:

“A conclusão deste acordo contribuirá para reforçar a competitividade global dos fabricantes de automóveis europeus, eliminando tarifas elevadas e eliminando as barreiras técnicas ao comércio nas suas exportações para o mercado do Mercosul”.


Foto: Agência Brasil/Ricardo Stuckert /PR

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Demanda por caminhões esfria com as taxas de juros elevadas

Licenciamentos em abril foram 14% menores no confronto mensal com o ano passado

% dias atrás

Carros da China dominam México com ajuda da GM

Montadora aumenta importações de suas fábricas na China e puxa invasão de marcas chinesas concorrentes.…

% dias atrás

Hyundai passa a Toyota e assume 4º lugar em abril

No Top 5, a Fiat ganha participação, VW fica estável e GM se distancia cada…

% dias atrás

VW Polo supera Strada e lidera ranking de modelos em abril

Picape da Fiat segue na liderança no acumulado do ano, com 39.373 emplacamentos

% dias atrás

Mercado de ônibus cresce acima de 24% no primeiro quadrimestre

Programa da Caminho da Escola e recuperação do transporte público impulsionam as entregas

% dias atrás

Acea: venda de veículos comerciais recua 12% no 1º trimestre.

Na Europa, apenas o segmento de ônibus encerrou o período em crescimento

% dias atrás