A maior frota própria de veículos elétricos dos Correios carrega o logotipo da Peugeot. A marca francesa está estampada na grade dianteira de 50 unidades do e-Expert fornecidos pela Stellantis para transporte de remessas em cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Pará e Distrito Federal.
Os furgões amarelos foram entregues simbolicamente em evento oficial nesta segunda-feira,9 em São Paulo, por Wagner Tavares, diretor de Planejamento de Produtos da Linha eMobility e Cross Car da montadora, ao presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos.
Para compor a frota da estatal, que pretende comprar mais de 5 mil veículos elétricos em 2025, os e-Expert passaram por várias modificações. Receceberam um novo interior em ABS moldável totalmente reciclável, antichama, antimicrobiano e com maior vida útil que o até agora utilizável compensado naval.
A frota elétrica será recarregada em estações inteligentes desenvolvidas pela WEG. Os e-Expert têm motor elétrico de 136 cavalos de potência (100 kW) e 260 Nm de torque imediato (26,5 kgfm), movimentado por conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh. A autonomia é 330km em ciclo urbano, segundo o Inmetro.
LEIA MAIS
→ Baterias de lítio-enxofre, o foco da união Stellantis e Zeta Energy
→ Com Pulse e Fastback híbridos, Stellantis dá partida a eletrificação da linha brasileira
O utilitário dispõe de botão B-Mode, que ativa a função de frenagem regenerativa para preservar ou carregar parcialmente as baterias, além de diminuir o desgaste das pastilhas de freio.
No interior da cabine destaque para central multimídia de 7 polegadas e painel de instrumentos com tela digital de 3,5 polegadas, que, além da velocidade, informa modo de condução, nível de carga da bateria e consumo de energia
O motorista conta ainda com recursos como monitoramento de pressão dos pneus, acendimento automático dos faróis, freio de estacionamento elétrico, sensores de chuva e traseiro de estacionamento traseiro, além de cabo para a carga de emergência.
Foto: Divulgação