As vendas de veículos leves na primeira quinzena de dezembro indicam leve recuo de 2,3% em relação ao memo período de novembro, com 115.878 e 118.614 emplacamentos, respectivamente, conforme dados divulgados pela Bright Consulting.
Também a média de licenciamentos por dia útil caiu no mesmo índice, baixando de 11.860 para 11.588. A queda de demanda no atacado justifica o pequeno recuo, visto que a participação das vendas diretas na quinzena foi de 46,2%, abaixo dos 54,1% registrados em novembro e inferior aos 49,4% do mesmo período em 2023.
Segundo a consultoria, as locadoras angeciparam compras durante o mês de novembro para garantir frota adequada para anteder o movimento crescente de locação no final do ano.
LEIA MAIS
→Selic frustra projeção da Anfavea de 3 milhões de emplacamentos
→Para 2025, Anfavea prevê alta na produção maior do que a das vendas
No que diz respeito ao mercado de eletrificados, o balanço da Bright Consulting mostra que a Fiat assumiu a liderança no segmento de MHEV (mild hybrids ou híbridos leves), com o modelo Fastback emplacando 854 unidades.
O mercado de veículos eletrificados somou 9.783 unidades na quinzena, marcando um crescimento significativo de 43,5% em relação ao mesmo período de novembro (6.816 unidades) e de 36,9% em comparação aos primeiros 15 dias de dezembro de 2023 (7.147 unidades).
OS BEV (100% elétrico) responderam por 36,8% desse mercado, retomando a liderança entre os eletrificados, enquanto os PHEV (híbrido plug-in) tiveram participação de 35% e os MHEV/HEV de 28,2%.
Por marcas, as líderes entre os BEV foram BYD (63,3%), Volvo (12,8%) e GWM (9,2%), entre os PHEV, a BYD (73%), GWM (15,6%) e Volvo (4,6%), e na categoria MHEV/HEV, a Fiat deteve 71% de participação, seguida da Mercedes-Bens com 11% e Chery com 5,7%.
Os modelos eletrificados mais vendidos por categoria foram:
BEV: Dolphin Mini (849 unidades)
PHEV: Song Pro (1.806 unidades)
MHEV: Fastback (854 unidades)
HEV: Corolla Cross (549 unidades)
A participação de marcas chinesas no mercado total de foi de 7,2%, uma leve queda em relação aos 7,9% da quinzena anterior. No entanto, as marcas chinesas representaram 61% de todas as vendas de eletrificados, consolidando sua liderança nesse segmento.
“No recorte regional, São Paulo liderou com 24,9% de participação, seguido por Minas Gerais (23,9%), Paraná (6,4%) e Rio Grande do Sul (5,7%). Minas Gerais perdeu participação em relação a novembro (28,1%), enquanto São Paulo também apresentou retração frente ao mês anterior (26,5%)”, informa a Bright Consulting.
Foto: Divulgação/Fiat
- Na 1ª quinzena, 115,8 mil emplacamentos de veículos leves - 16 de dezembro de 2024
- Venda de carros chineses cresce 299% no ano - 13 de dezembro de 2024
- Sindipeças: “Paradoxalmente, temos previsibilidade para 2025”. - 13 de dezembro de 2024