Mercado

Na 1ª quinzena, 115,8 mil emplacamentos de veículos leves

Recuo de 2,3% reflete menos vendas no atacado. Fiat Fastback assume liderança entre os híbridos leves.

As vendas de veículos leves na primeira quinzena de dezembro indicam leve recuo de 2,3% em relação ao memo período de novembro, com 115.878 e 118.614 emplacamentos, respectivamente, conforme dados divulgados pela Bright Consulting.

Também a média de licenciamentos por dia útil caiu no mesmo índice, baixando de 11.860 para 11.588. A queda de demanda no atacado justifica o pequeno recuo, visto que a participação das vendas diretas na quinzena foi de 46,2%, abaixo dos 54,1% registrados em novembro e inferior aos 49,4% do mesmo período em 2023.

Segundo a consultoria, as locadoras angeciparam compras durante o mês de novembro para garantir frota adequada para anteder o movimento crescente de locação no final do ano.

LEIA MAIS

Selic frustra projeção da Anfavea de 3 milhões de emplacamentos

Para 2025, Anfavea prevê alta na produção maior do que a das vendas

No que diz respeito ao mercado de eletrificados, o balanço da Bright Consulting mostra que a Fiat assumiu a liderança no segmento de MHEV (mild hybrids ou híbridos leves), com o modelo Fastback emplacando 854 unidades.

O mercado de veículos eletrificados somou 9.783 unidades na quinzena, marcando um crescimento significativo de 43,5% em relação ao mesmo período de novembro (6.816 unidades) e de 36,9% em comparação aos primeiros 15 dias de dezembro de 2023 (7.147 unidades).

OS BEV (100% elétrico) responderam por 36,8% desse mercado, retomando a liderança entre os eletrificados, enquanto os PHEV (híbrido plug-in) tiveram participação de 35% e os MHEV/HEV de 28,2%.

Por marcas, as líderes entre os BEV foram BYD (63,3%), Volvo (12,8%) e GWM (9,2%), entre os PHEV, a BYD (73%), GWM (15,6%) e Volvo (4,6%), e na categoria MHEV/HEV, a Fiat deteve 71% de participação, seguida da Mercedes-Bens com 11% e Chery com 5,7%.

Os modelos eletrificados mais vendidos por categoria foram:

BEV: Dolphin Mini (849 unidades)
PHEV: Song Pro (1.806 unidades)
MHEV: Fastback (854 unidades)
HEV: Corolla Cross (549 unidades)

A participação de marcas chinesas no mercado total de foi de 7,2%, uma leve queda em relação aos 7,9% da quinzena anterior. No entanto, as marcas chinesas representaram 61% de todas as vendas de eletrificados, consolidando sua liderança nesse segmento.

“No recorte regional, São Paulo liderou com 24,9% de participação, seguido por Minas Gerais (23,9%), Paraná (6,4%) e Rio Grande do Sul (5,7%). Minas Gerais perdeu participação em relação a novembro (28,1%), enquanto São Paulo também apresentou retração frente ao mês anterior (26,5%)”, informa a Bright Consulting.


Foto: Divulgação/Fiat

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Inovações reduzem em até 9% consumo do Tracker e Montana

SUV e picape ganharam injeção direta e atualizações de software que também ampliaram a potência…

% dias atrás

Consórcios caminham para recorde de cotas vendidas

Número acumulado até outubro de todos os segmentos superou todo ano de 2021. Veículos leves…

% dias atrás

Frasle investe em componentes para pesados elétricos e híbridos

As novidades já disponíveis no mercado brasileiro são as pastilhas de freio Ehnergy HD e…

% dias atrás

Stellantis abre inscrições para o programa Formare em Betim

São 20 vagas para o curso de assistente de operações automotivas industriais 

% dias atrás

MWM aumenta o Centro de Distribuição de Peças em Jundiaí

Expansão prepara espaço para crescimento do portfólio de componentes em 2025

% dias atrás

Necta Gás Natural e Scania juntas em plano de descarbonização

Parceria pretende conectar cadeia de produção, postos de combustíveis e transportadoras

% dias atrás