O Scania Day: Rumo à Descarbonização, encontro promovido pela distribuidora Necta Gás Natural e a montadora de São Bernardo do Campo (SP), trouxe para conhecimento de representantes do agronegócio, distribuidoras de gás, redes de postos de combustíveis, transportadoras e embarcadores de carga projeto de redução de até 95% da emissão de CO2 em frotas pesadas por meio do gás e suas variações.
O projeto trata de um plano logístico para o ecossistema do segmento com infraestrutura de abastecimento que, segundo as empresas, pode ser replicado em todo o Brasil. A Necta Gás Natural está presente em 375 munícipios do estado de São Paulo com proximidade a cinco distribuidoras de gás natural em três estados: Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná.
LEIA MAIS
→Scania espera mercado de caminhões acima de 16 toneladas 5% maior em 2025
→Scania introduz na oferta de caminhões a gás versão 6×4 e motor de 460 cv
→Scania inicia oferta de caminhão a gás com autonomia de 900 km
Na área de concessão da Necta há 135 usinas com grande potencial para produzir biometano a partir de resíduos da cana-de-açúcar. A distribuidora já conecta a Usina Cocal, em Naranbida (SP) e, em 2025, a Usina Santa Cruz, em Américo Brasiliense (SP), também estará em sua malha.
“Nossa área de concessão possui as principais rotas de escoamento do agronegócio até os portos de Santos e Paranaguá. Nosso papel é oferecer infraestrutura robusta e eficiente, promovendo a transição energética com gás natural e biometano como alternativas sustentáveis ao diesel” observou José Eduardo Moreira, CEO da Necta. De acordo com a empresa, a meta é colocar em circulação 2 mil caminhões a gás nos próximos cinco anos.
A Scania, por sua vez, pioneira na oferta de caminhões pesados movidos a gás ou biometano no País, potencializa para o cliente plano de negócio com sinergia com a Necta.
“A Scania inicia uma parceria inédita. Estamos avançando para um passo muito concreto e fundamental para o futuro do modal a gás no transporte de cargas por caminhões. É uma estrutura pronta para reduzir emissões e tornar as frotas mais sustentáveis”, conta Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.
Foto: Divulgação Scania