Parceria pretende conectar cadeia de produção, postos de combustíveis e transportadoras
O Scania Day: Rumo à Descarbonização, encontro promovido pela distribuidora Necta Gás Natural e a montadora de São Bernardo do Campo (SP), trouxe para conhecimento de representantes do agronegócio, distribuidoras de gás, redes de postos de combustíveis, transportadoras e embarcadores de carga projeto de redução de até 95% da emissão de CO2 em frotas pesadas por meio do gás e suas variações.
O projeto trata de um plano logístico para o ecossistema do segmento com infraestrutura de abastecimento que, segundo as empresas, pode ser replicado em todo o Brasil. A Necta Gás Natural está presente em 375 munícipios do estado de São Paulo com proximidade a cinco distribuidoras de gás natural em três estados: Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná.
LEIA MAIS
→Scania espera mercado de caminhões acima de 16 toneladas 5% maior em 2025
→Scania introduz na oferta de caminhões a gás versão 6×4 e motor de 460 cv
→Scania inicia oferta de caminhão a gás com autonomia de 900 km
Na área de concessão da Necta há 135 usinas com grande potencial para produzir biometano a partir de resíduos da cana-de-açúcar. A distribuidora já conecta a Usina Cocal, em Naranbida (SP) e, em 2025, a Usina Santa Cruz, em Américo Brasiliense (SP), também estará em sua malha.
“Nossa área de concessão possui as principais rotas de escoamento do agronegócio até os portos de Santos e Paranaguá. Nosso papel é oferecer infraestrutura robusta e eficiente, promovendo a transição energética com gás natural e biometano como alternativas sustentáveis ao diesel” observou José Eduardo Moreira, CEO da Necta. De acordo com a empresa, a meta é colocar em circulação 2 mil caminhões a gás nos próximos cinco anos.
A Scania, por sua vez, pioneira na oferta de caminhões pesados movidos a gás ou biometano no País, potencializa para o cliente plano de negócio com sinergia com a Necta.
“A Scania inicia uma parceria inédita. Estamos avançando para um passo muito concreto e fundamental para o futuro do modal a gás no transporte de cargas por caminhões. É uma estrutura pronta para reduzir emissões e tornar as frotas mais sustentáveis”, conta Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.
Foto: Divulgação Scania
SUV e picape ganharam injeção direta e atualizações de software que também ampliaram a potência…
Número acumulado até outubro de todos os segmentos superou todo ano de 2021. Veículos leves…
Recuo de 2,3% reflete menos vendas no atacado. Fiat Fastback assume liderança entre os híbridos…
As novidades já disponíveis no mercado brasileiro são as pastilhas de freio Ehnergy HD e…
São 20 vagas para o curso de assistente de operações automotivas industriais
Expansão prepara espaço para crescimento do portfólio de componentes em 2025