Iniciativa diminuirá em 60% a emissão de gases de efeito estufa na operação de Caxias do Sul
Os processos industriais da Frasle Mobility em Caxias do Sul (RS) se tornaram mais sustentáveis com nova de caldeira que substitui o gás natural por biomassa para gerar vapor utilizado para prensagem das pastilhas e lonas de freio. Desenvolvida nos últimos dois, a chamada Caldeira Verde recebeu aporte de R$ 17 milhões.
De acordo com a empresa, a iniciativa permitirá redução de 60% de sua própria emissão de gases de efeito estufa (GEE), o representa metade da meta determinada pela controladora Randoncorp, cujo compromisso é reduzir 40% das emissões do grupo até 2030.
LEIA MAIS
→Frasle investe em componentes para pesados elétricos e híbridos
→Fras-le celebra 70 anos com forte atuação global
→Randoncorp capta R$ 500 milhões para iniciativas sustentáveis
“A Caldeira Verde é um legado para a comunidade na área ambiental. A iniciativa nos orgulha muito, pois é um modelo para a indústria no controle da emissão de carbono. Aliamos a utilização de insumos mais sustentáveis, como a biomassa, em processos produtivos modernos, com automação e controles aprimorados”, resume Anderson Pontalti, COO da Frasle Mobility e líder corporativo de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Randoncorp.
Pelos cálculos da companhia, ao usar biomassa proveniente de cavacos de madeira de reciclagem e reflorestamento, deixam de ser emitidas na atmosfera em torno de 10 mil toneladas de dióxido de carbono por ano, o equivalente ao que despeja no ambiente 260 mil botijões de gás doméstico.
“Desenvolver soluções seguras e sustentáveis para a mobilidade é o que nos guia na construção do futuro que desejamos para o mundo e nas ações que colocamos em prática no dia a dia. É uma atitude que respeita um legado de vanguarda em produtos mais amigáveis ao meio ambiente, como a fabricação de componentes para freio sem amianto ou cobre, e que ganha cada vez mais velocidade, com projetos como a caldeira verde e com a preocupação pela descarbonização dos produtos que desenvolvemos”, finaliza Sérgio L. Carvalho, presidente e CEO da Frasle Mobility e CEO da Randoncorp.
Foto: Divulgação Randoncorp/Alex Battistel
Acordo poderia incluir ainda a Mitsubishi
Sedã não mudou esteticamente, mas ganhou mais conteúdo nas versões superiores
Ex-presidente da montadora no Brasil, o executivo substitui Jérémie Papin em janeiro
Ferramentas auxiliam empresas a definir ainda melhor momento para se desfazer do estoque ou qual…
SUV e picape ganharam injeção direta e atualizações de software que também ampliaram a potência…
Número acumulado até outubro de todos os segmentos superou todo ano de 2021. Veículos leves…