Há alguma rivalidade maior no segmento mais representativo das vendas, no restante das categorias as lideranças se mostram isoladas
O retrato do mercado de caminhões até novembro apresenta cenários opostos na disputa de marcas. Enquanto a categoria de pesados revela alguma rivalidade, todos os outros segmentos tem líderes disparados.
Conforme os números de venda consolidado pela Anfavea, na faixa de pesados, a mais representativa, com mais de 50% do total de emplacamentos (113.482 unidades), a líder Volvo até que vê alguma ameaça da Scania pela retrovisor.
A primeira encerrou os onze primeiros meses do ano com 29,5% de participação em mercado de 56.834 pesados vendidos no período ao contabilizar 16.765 unidades negociadas. A segunda, ficou logo atrás com 15.819 emplacamentos na categoria ou fatia 27,8%, diferença de 946 unidades que se mostra grande demais para mudar o jogo há poucos dias do fim do ano.
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Mas se parece improvável uma virada da Scania, no restante das categorias a competição é isolada. Em semileves, a Mercedes-Benz tem a preferência com a linha Sprinter. De janeiro a novembro, a marca computou 2.249 licenciamentos em mercado de 3.240 unidades, 66% de participação (não estão somadas as vendas de picapes da Stellantis consideradas pela Anfavea no segmento). No segundo lugar, a Iveco somou apenas 592 emplacamentos.
Entre os caminhões leves, novamente a Mercedes-Benz chegou na frente ao fim de novembro, com 5.562 unidades vendidas, volume que representou quase 60% dos emplacamentos no segmento (9.289). A Volkswagen Caminhões e ônibus, a maior rival, na vice-liderança da categoria, fechou os onze meses com 25,7% ao entregar 2.386 modelos.
Na categoria de médios, o recorte é inverso com o domínio da VWCO. Dos 8.835 caminhões do segmento vendidos, 6.704 foram da fabricante de Resende (RJ), perto de 76% do mercado. A Mercedes-Benz ficou bem atrás com o segundo lugar ao negociar 1.142 unidades, 13% das vendas.
Por fim, nos emplacamentos de semipesado outra posição de liderança absoluta da VWCO. Em mercado de 31.875 caminhões, a marca encerrou o período até novembro com participação 43% (13.690). A Mercedes-Benz, na vice-liderança, garantiu 25,5% das vendas com 7.805 unidades.
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