O mercado brasileiro de veículos leves encerrou 2024 como começou: em alta! Com as mais de 243,3 mil unidades negociadas em dezembro, foram vendidos ao longo do ano 2,48 milhões de automóveis e comerciais leves, frota 14,2% maior do que a de 2,17 milhões de 2023.
Considerando ainda os licenciamentos de caminhões e ônibus, pouco mais 2,63 milhões de veículos chegaram às ruas no ano passado, acima até das projeções iniciais da Anfavea. A entidade que reúne as fabricantes projetara, no fim de de 2023, 2,45 milhões de veículos leves e pesados licenciados em 2024.
Já em meados do ano, porém, reviu os cálculos para 2,56 milhões, com automóveis e comerciais leves respondendo por 2,42 milhões de unidades, perto de 60 mil a menos do que o efetivado.
O desempenho de dezembro dos modelos leves, em particular, ficou abaixo das expectativas da Bright Consulting. “Possivelmente em decorrência da antecipação de vendas diretas para locadoras nos meses de outubro e novembro”, pondera a consultoria especializada no setor automotivo.
Ainda assim, as vendas diretas perderam participação ao longo de 2024. Responderam por 45% dos licenciamentos — ante 46,7% no ano anterior —, com os negócios do varejo respondendo pelos 55% restantes.
O segmento de veículos eletrificados ganhou ainda maior evidência nas vendas do ano passado. Entre as tecnologias híbridas e elétricas a bateria, foram negociados 174,7 mil veículos ou 7% das vendas totais. Trata-se de avanço de 87,5% sobre as 93,2 mil unidades negociadas no ano anterior e que representaram fatia de 4,3% .
As vendas de elétricos movidos exclusivamente a bateria, os VEBs, tiveram o maior avanço na mesma comparação. Triplicaram, passando de 18,1 mil em 2023 para 61,1 mil no ano passado e praticamente igualando as 62,4 mil unidades dos híbridos plug-in, tecnologia que passou a liderar o segmento.
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Os chamados híbridos fechados e híbridos leves somaram 51,2 mil licenciamentos ante pouco mais de 42,2 mil de 2023, crescimento acima de 20% mas o menor entre as novas tecnologias.
Para 2025, entretanto, a expectativa é de que os híbridos leves devam assumir a ponta entre os veículos eletrificados com o lançamento de produtos nacionais e a consolidação das vendas dos modelos da Fiat, apresentados somente no fim do ano passado.
Foto: Divulgação
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