No ano passado, o mercado transportador de carga absorveu 122.099 caminhões, volume 17,4% maior em relação a 2023, quando acumulou 103.994 unidades. De acordo com a Fenabrave, a federação que representa as concessionárias, foi o maior índice de crescimento desde 2021, o primeiro ano após a pandemia.
Para Arcelio Junior, novo presidente da Fenabrave, o mercado de caminhões iniciou 2024 com resultados moderados e experimentou maior demanda na segunda metade do ano. O período também marcou a consolidação do Proconve P8, equivalente ao Euro 6, principal responsável pelo desaquecimento nas vendas do segmento em 2023, quando entrou em vigor.
“O desempenho foi impulsionado pela recuperação de setores como a construção civil, agronegócio, infraestrutura urbana e de setores como papel e celulose. O volume só não foi maior em função dos pedidos ainda pendentes de efetivação ocorridos durante a Fenatran, em novembro.”
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Somente em dezembro passado, os emplacamentos de caminhões somaram 11.159 unidades, altas de 11,6% sobre novembro (10.003) e de 10,9% em relação ao mesmo mês de 2023 (10.060).
Pela avaliação da Fenabrave, 2025 também promete continuidade do crescimento. A projeção inicial, revisada a cada trimestre, é de 4,5% nos emplacamentos de caminhões sobre 2024, para volume em torno de 127,5 mil unidades. Mais uma vez a expectativa de alta na demanda virá do agronegócio.
Foto: Divulgação Volvo Trucks
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