Dados da B3 indicam alta de 20,4%, com total de 7,2 milhões de unidades novas e usadas vendidas a prazo
Balanço divulgado nesta quinta-feira, 9, pela B3, corrobora a avaliação das concessionárias e montadoras quanto à relevância da maior oferta de crédito no desempenho positivo do mercado automotivo em 2024, que cresceu 14% no caso dos automóveis e comerciais leves.
O total de 7,2 milhões de unidades financiadas representou alta de 20,4% sobre 2023, um acréscimo de 1,22 milhão de veículos, entre leves, pesados e motocicletas 0 km e também usados, comercializados a prazo.
“Essa é a melhor marca desde 2011, quando atingimos 7,7 milhões de unidades”, informa Gustavo de Oliveira Ferro, gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado na B3.
Apenas em dezembro, o volume total de financiamentos evoluiu 7,3% no comparativo anual, alcançando 614 mil unidades. “O crédito foi de grande importância em 2024”, comentou o presidente da Fenabrave, Arcelio Junior, ao divulgar o resultados positivo do varejo no ano passado.
LEIA MAIS
→Fenabrave prevê crescimento de vendas morno em 2025: apenas 5%.
→Fenabrave faz projeção conservadora para 2025
Adiantou, contuto, que o crédito vai ficar mais caro em 2025, conforme já sinalizou o Banco Central com relação às taxas Selic, o que deve desacelerar o crescimento das vendas financiadas ao longo do ano. Por conta disso, a Fenabrave espera aumento modesto de 5% nos emplacamentos este ano, ante a alta de 14% em 2024.
Atualmente, de cada dez pedidos de crédito para compra de veículos leves, sete são aprovados. No caso das motos, a proportação baixa para quatro para dez.
No segmento de automóveis e comerciais leves, os financiamentos avançaram 19% no ano passado, frente a 2023. Na mesma base comparativa, as altas foram de 13,8% nas operações envolvendo veículos pesados e de 25% nas de motos.
Foto: Pixabay
Aquisição no valor de US$ 526 milhões se estende para Europa, América do Norte e…
Arcelio Júnior reconhece interesse do governo pelo programa, mas não arrisca palpite sobre data para…
Os eventos serão anunciados dia 12 de junho em evento na capital paulista
Vendas da montadora no país crescem perto de 160% em 2024; novo diretor reforçará processo…
Volta do SUV de entrada da Honda é parte do investimento de R$ 4,2 bilhões…