A Volkswagen entregou no ano passado 4,8 milhões de veículos em todo o mundo, volume de 1,4% menor em relação ao ano anterior. Mas apesar da variação negativa, a fabricante também teve motivos para comemorar. A começar com manutenção da liderança na Alemanha, com participação de 19,1% nas vendas, posicionando cinco modelos da marca dentre os dez mais vendidos: Golf, T-Roc, Tiguan, Passat e Polo.

Depois, também terminou 2024 como a marca que mais vendeu modelos elétricos no seu país de origem, respondendo por 16,3%, aumento de 2,8 pontos porcentuais em relação a 2023. No mundo, a marca entregou 383,1 mil BEVs no ano passado e acumulou, desde o início dos lançamentos dos I.D., em 2019, 1,35 milhão de unidades.

LEIA MAIS

→Trabalhadores alemães interrompem produção em nove fábricas da Volkswagen

→No Brasil, Volkswagen tem lucro pelo quarto ano consecutivo

→Fiat e VW repetem dobradinha de sucesso em 2024

Por região, a VW registrou quedas de 1,7% na Europa, com 1,24 milhões de veículos, e de 8,3% na China, ao registrar 2,19 milhões de unidades vendidas. Mas anotou expansões de 21,1% na América, com 479,4 mil modelos negociados, e na América do Norte, onde as vendas cresceram 18,4%, para 592,3 mil unidades.

“Em todo o mundo, 2024 foi um ano difícil com atividade econômica lenta, desafios políticos e competição intensa – particularmente na China. Mas estamos começando o novo ano com otimismo”, resume em nota Martin Sander, membro do Conselho da Volkswagen para vendas, marketing e pós-vendas. “Não só temos produtos atraentes, como também estamos atendendo às necessidades dos clientes com nossa ampla e diversificada gama de modelos.”

A VW destaca que os SUVs seguiram com alta demanda em 2024, tanto com as tecnologias condução convencionais quanto as variantes totalmente elétricas. Segundo a empresa, a categoria encerrou o período com participação de 47% do total das vendas, um aumento de 1,4 ponto porcentual.


Foto: Divulgação Volkswagen

Décio Costa
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!