Mercado

Volkswagen consolida liderança em SUVs

Jeep tem pior participação anual desde 2019

A Volkswagen repetiu em 2024 a liderança em utilitários esportivos alcançada pela primeira vez no ano anterior. Com 160,4 mil licenciamentos de seus quatro modelos, respondeu por 17,1% do segmento que representa quase a metade dos licenciamentos de automóveis e comerciais leves no Brasil.

As vendas de SUVs chegaram a 939,2 mil unidades, expressivo crescimento de 20% diante do resultado de 2023. A Volkswagen, que ainda comemorou o T-Cross como modelo mais vendido novamente, teve variação positiva menor, 14%, mas mesmo assim ampliou a vantagem para a segunda colocada Jeep, que viu seus licenciamentos recuarem quase 5%, para 120,7 mil.

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→ Fenabrave prevê crescimento de vendas morno em 2025: apenas 5%.

Os números de 2024 comprovam que a marca estadunidense, líder de utilitários esportivos entre 2016 e 2022, está carente de novidades em sua linha de produtos, muito mais do que os bons ganhos técnicos e de conteúdo  promovidos nos últimos dois anos. Mas um novo modelo de entrada nacional, o Avenger, deve chegar às ruas somente em 2026.

Até lá, com a crescente oferta de produtos da concorrência, a Jeep corre o risco de perder ainda mais participação. A marca fechou o ano passado com 6,2% do mercado de automóveis de passeio. É a menor fatia desde 2019, quando ainda dispunha, além de importados, somente dos brasileiros Renegade e Compass — o Commander foi lançado dois anos depois.

Segmento de SUVs - Participação por marca (%)

Volkswagen17,1
Jeep12,9
Fiat9,3
General Motors8,0
Hyundai7,4
Toyota7,2
Caoa Chery6,5
Nissan6,4
Honda6,0
Renault4,8
Fonte: Fenabrave

O declínio tem sido acentuado.  A maior participação da Jeep. 9,5%, foi alcançada somente três anos antes. As 148,7 mil unidades negociadas naquele ano são ainda recorde e garantiram então a quinta colocação no ranking de marcas, também a melhor da história.

Dentro do segmento de SUVs, 2024 viu a Fiat sustentar a terceira colocação com participação de 9,3% e 87,3 mil licenciamentos somados de Fastback e Pulse, seguida pela Chevrolet, que acumulou 74,7 mil unidades, equivalentes a 8%, e que levou ligeira vantagem para a Hyundai, que registrou 69,1 mil  emplacamentos (7,4%) do renovado Creta.


Foto: Divulgação

 

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George Guimarães

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