Pela sexta vez consecutiva, o Volvo FH 540 encerra o ano na liderança isolada nas vendas de caminhões com 7.762 unidades emplacadas. O volume representou 12,5% de participação na categoria de pesados, em mercado que terminou com vendas de 61.949 unidades e de 6,4% nas vendas totais, de 122.099 caminhões.
Pelos números de emplacamentos consolidados pela Fenabrave, a preferência do transportador pelo modelo da fabricante de Curitiba (SP) se mostra ainda evidente. No recorte da categoria, outro representante da marca, o Volvo FH 460 finalizou o período como o terceiro caminhão mais vendido, com 4.956 unidades ou fatia de 8% nos licenciamentos de pesados.
Outro modelo que se garante como favorito, mas entre os caminhões médios, é o Volkswagen Delivery 11.180. O modelo terminou 2024 como o segundo mais vendido e líder na sua categoria com 5.960 emplacamentos, 41,3% em mercado de 14.438 unidades.
O DAF XF 530 perdeu terreno ao terminar 2024 como o quarto caminhão mais vendido, afinal, em 2023 se garantiu como o vice-líder do mercado total. Apesar do espaço perdido, as vendas do modelo cresceram 11,4%, de 4.136 para 4.608 unidades, preservando participação pouco acima de 7% na categoria de pesados.
O Mercedes-Benz Accelo 1017 disputa com o VW Delivery 11.180 a escolha do transportador entre os médios. Foi o quinto modelo mais vendido em 2024 com 4.576 unidades emplacadas, garantindo a vice-liderança na categoria com 31,7% das vendas.
O ranking dos mais emplacados em 2024 segue com três são pesados e dois semipesados. Dentre os primeiros, a Scania se posicionou com o R450, em sexto, e o R460, em oitavo, com 7,1% e 6,5% de participação, respectivamente. O DAF XF 480, na nona posição, chegou ao fim do ano com 5,1%.
Em sétimo, o Volvo VM 290 se consolidou na liderança dos semipesados com 4.025 unidades negociadas, o que representou participação de 11,3% nas vendas de 35.650 unidades do segmento.
Por fim, em décimo lugar, o Mercedes-Benz Atego 1719 acabou na vice-liderança dos emplacamentos de semipesados ao registrar 2.921 unidades vendidas ou 8,2% de participação na categoria.
Os dez caminhões mais vendidos - 1º trimestre 2025
Modelo | Unidades | Participação nas vendas na categoria (%)* | Participação nas vendas do mercado total (%)** | |
1º | Volvo FH 540 | 1.464 | 11,2 (Pesados) | 5,4 |
2º | Volkswagen Delivery 11.180 | 1.350 | 38,9 (Médios) | 4,9 |
3º | Mercedes-Benz Accelo 1017 | 1.155 | 33,3 (Médios) | 4,2 |
4º | Volvo VM 290 | 1.061 | 12,6 (Semipesados) | 3,9 |
5º | DAF XF 530 | 992 | 7,6 (Pesados) | 3,6 |
6º | Scania R460 | 968 | 7,4 (Pesados) | 3,5 |
7º | Volvo FH 460 | 837 | 6,4 (Pesados) | 3,08 |
8º | Mercedes- Benz Atego 2429 | 735 | 8,7 (Semipesados) | 2,7 |
9º | Mercedes-Benz Atego 1719 | 726 | 8,6 (Semipesados) | 2,6 |
10º | Volkswagen Constellation 26.260 | 626 | 7,4 (Semipesados) | 2,3 |
*Mercado Janeiro - Pesados: 13.052; Semipesados: 8.421; Médios: 3.467; Leves: 1.369; Semileves: 790. **Mercado total: 27.121
Foto: Divulgação Volvo
- Exportações avançam 48% no 1º quadrimestre impulsionadas pela Argentina - 8 de maio de 2025
- Segmento de caminhões acende sinal de alerta na Anfavea - 8 de maio de 2025
- Demanda por caminhões esfria com as taxas de juros elevadas - 5 de maio de 2025