Representante de 11 empresas e 21 fábricas instaladas no Brasil, a Anip, Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos, elaborou material mostrando novas tecnologias desenvolvidas pelo setor no País.
Do uso de casca de arroz até uma massa selante que permite rodar mesmo com o pneu furado, a entidade elenca seis inovações já em curso na indústria brasileira. A utilização de matérias-primas sustentáveis e rastreabilidade da produção são algumas apostas do setor.
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“Nos últimos anos os fabricantes de tem investido no estudo e desenvolvimento de novos compostos para aumentar a vida útil do pneu. Se há maior vida útil, menor será o descarte, contribuindo para redução do impacto ambiental”, comenta Klaus Curt Müller, presidente executivo da entidade.
Ele também fala do aumento da produção de veículos eletrificados, “que trazem desafios relacionados à aceleração, frenagem, peso e ruído, exigindo um produto de alta responsabilidade em segurança”.
Müller destaca que as novas tecnologias trazem benefícios diretos aos consumidores, como a melhoria do desempenho do produto, auxílio na economia de combustível e no acompanhamento de indicadores, como o desgaste dos pneus. “A produção de pneus também está mais sustentável, emitindo menos gases causadores do efeito estufa”, complementa.
Veja abaixo a relação das novas tecnologias aplicadas no setor:
1 – Auto vedação: o pneu é composto por uma massa selante capaz de vedar perfurações de até 5mm de diâmetro localizadas na banda de rodagem. Isto evita a perda de pressão de ar dos pneus e permite que o veículo continue rodando.
2 – Redução do consumo de combustível: diversas tecnologias aplicadas aos pneus, como novos compostos e construções, têm contribuído para a redução da resistência ao rolamento e, consequentemente, para a diminuição do consumo de combustível e emissão de gases dos veículos – o que pode ser visto, também, nas etiquetas do Inmetro, no momento da compra.
3 – Acompanhamento do desgaste dos pneus: a inovação possibilita ao condutor acompanhar os níveis de profundidade do sulco de forma simples e interativa, por meio de uma escala de medição presente em quatro posições na raia externa do pneu, em quatro níveis até seu limite de 1,6 mm (TWI).
4 – Melhor visualização das informações da lateral do pneu: a técnica consiste na adição de pequenas saliências extremamente finas à superfície da parede lateral, ampliando a área de absorção da luz e inibindo reflexos, produzindo uma tonalidade mais intensa e auxiliando o motorista a encontrar informações importantes como o número de série, que identifica a semana e ano de fabricação do produto.
5 – Materiais sustentáveis: pneus produzidos com materiais sustentáveis em substituição a produtos minerais e derivados de petróleo, como produtos obtidos a partir do óleo de soja, derivados de beterraba e de casca de arroz. São materiais e tecnologias que demostram os esforços da indústria, buscando inovação no desenvolvimento de um futuro cada vez mais sustentável.
6 – Rastreabilidade da indústria de pneus: envolve a aplicação da RFID, tecnologia de comunicação sem fio que utiliza ondas de rádio para identificação individual ao invés de ferramentas convencionais, como códigos de barras ou QR codes. É utilizada para identificação e gerenciamento individual de rastreabilidade, ajudando no controle de qualidade e na eliminação de pneus falsificados.
Foto: Divulgação/Pixabay