Mercado

Em 2024, picapes têm desempenho melhor do que os carros

Fiat domina o mercado com Strada e Toro. VW Saveiro e Toyota Hilux são vice-líderes em seus segmentos.

Os indicadores positivos na economia e a melhoria na oferta de crédito foram decisivos para o desempenho positivo do mercado de veículos leves no ano passado, com expansão média de 14%. Os modelos comerciais, contudo, se destacaram nesse contexto, com altas maiores do que a dos automóveis.

A venda de carros cresceu 13,2%, para 1.948.136 de unidades, enquanto a de picapes e furgões totalizou 536.604 unidades, evolução de 17% sobre as 458.498 do segmento emplacadas em 2023.

LEIA MAIS

VW Saveiro tem fila de espera de dois meses

Ford amplia produção da Ranger para 70 mil unidades em 2025

Fiat bate recorde de vendas de picapes no Brasil

O destaque entre todos os leves são as picapes, com expansão de 18%, de 403.382 para 477.943 unidades. No caso dos furgões, o crescimento é de 12%, de 54.974 para 61.516 unidades, conforme dados divulgados pela Fenabrave na semana passada.

A Fiat é líder inconteste no mercado de picapes, com a Strada liderando entre as pequenas e a a Toro entre as médias e grandes. Ambas expandiram vendas no ano passado, mas a de porte menor é efetivamente um fenômeno desde que a marca italiana lançou sua atual geração.

Foram emplacadas 144.678 Strada no ano passado, 20% a mais do que em 2023 (120.250). Vale lembrar que a picape da Fiat foi o veículo leve mais vendido no País, superando o VW Polo, segundo colocado. Sua única concorrente, a VW Saveiro, licenciou 56.985 unidades (46.595).

A Volkswagen diz que sua picape tem fila de espera e promete ampliar volumes este ano com mudanças nas linhas da fábrica da Anchieta, no ABC paulista.

No subsegmento das médias e grandes, a concorrência é bem maior, tanto é que a Toro evoluiu apenas 5% em emplacamentos, que no comparativo anual passou de 51.303 para 53.856. Nesse caso, o fenômeno é a Ford Ranger, cujas vendas saltaram 56%, de 20.352 para 31.800.

O modelo importado da Argentina pela marca estadunidense passou do quinto para o terceiro lugar, desbancando duas picapes da Chevrolet – Montana e S10. A vice-líder entre as picapes é a Toyota Hilux, também importada do país vizinho, que teve 50.019 licenciamentos em 2024, expansão de 8,2%.


Fotos: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Stellantis muda produção da Titano para a Argentina

Modelo ganhará também novo motor a diesel apresentado na Rampage Rampage

% dias atrás

Vendas de veículos usados batem recorde em 2024

Transações acumularam 15,8 milhões de unidades, alta de 9,2% sobre 2023

% dias atrás

Caoa aprimora oferta do Chery Arrizo 6 Pro Hybrid com mais itens de série

Sedã começa a chegar à rede com pacote Max Drive a partir de R$ 139.990

% dias atrás

Vendas confirmam “tiro certo” da Renault com o Kardian

Com apenas nove meses nas revendas, modelo assumiu o título de SUV mais vendido da…

% dias atrás

AEA abre inscrições de trabalhos para o Simea 2025

Resumos devem ser enviados até 21 de março e indicação dos aprovados ocorrerá em 19…

% dias atrás