Mercado

Em 2024, picapes têm desempenho melhor do que os carros

Fiat domina o mercado com Strada e Toro. VW Saveiro e Toyota Hilux são vice-líderes em seus segmentos.

Os indicadores positivos na economia e a melhoria na oferta de crédito foram decisivos para o desempenho positivo do mercado de veículos leves no ano passado, com expansão média de 14%. Os modelos comerciais, contudo, se destacaram nesse contexto, com altas maiores do que a dos automóveis.

A venda de carros cresceu 13,2%, para 1.948.136 de unidades, enquanto a de picapes e furgões totalizou 536.604 unidades, evolução de 17% sobre as 458.498 do segmento emplacadas em 2023.

LEIA MAIS

VW Saveiro tem fila de espera de dois meses

Ford amplia produção da Ranger para 70 mil unidades em 2025

Fiat bate recorde de vendas de picapes no Brasil

O destaque entre todos os leves são as picapes, com expansão de 18%, de 403.382 para 477.943 unidades. No caso dos furgões, o crescimento é de 12%, de 54.974 para 61.516 unidades, conforme dados divulgados pela Fenabrave na semana passada.

A Fiat é líder inconteste no mercado de picapes, com a Strada liderando entre as pequenas e a a Toro entre as médias e grandes. Ambas expandiram vendas no ano passado, mas a de porte menor é efetivamente um fenômeno desde que a marca italiana lançou sua atual geração.

Foram emplacadas 144.678 Strada no ano passado, 20% a mais do que em 2023 (120.250). Vale lembrar que a picape da Fiat foi o veículo leve mais vendido no País, superando o VW Polo, segundo colocado. Sua única concorrente, a VW Saveiro, licenciou 56.985 unidades (46.595).

A Volkswagen diz que sua picape tem fila de espera e promete ampliar volumes este ano com mudanças nas linhas da fábrica da Anchieta, no ABC paulista.

No subsegmento das médias e grandes, a concorrência é bem maior, tanto é que a Toro evoluiu apenas 5% em emplacamentos, que no comparativo anual passou de 51.303 para 53.856. Nesse caso, o fenômeno é a Ford Ranger, cujas vendas saltaram 56%, de 20.352 para 31.800.

O modelo importado da Argentina pela marca estadunidense passou do quinto para o terceiro lugar, desbancando duas picapes da Chevrolet – Montana e S10. A vice-líder entre as picapes é a Toyota Hilux, também importada do país vizinho, que teve 50.019 licenciamentos em 2024, expansão de 8,2%.


Fotos: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

NTN encaminha aumento de capacidade de produção no Brasil

Unidade paranaense responsável por rolamentos de rodas terá aumento entre 15% e 20% até o…

% dias atrás

Wega estuda produzir filtros no Brasil

Fabricante atua no mercado de reposição e no OEM com fornecimento da Argentina

% dias atrás

Tarifaço dos EUA pode favorecer negócios da Volda no Brasil

85% dos produtos que vende localmente são provenientes da China

% dias atrás

Mahle negocia no Brasil fornecimento de peças para híbridos

Sem revelar nomes, diretor-presidente informa serem duas montadoras interessadas no OBC e no Inverter

% dias atrás

Governo vai rever lista de ex-tarifários, diz Alckmin

Durante solenidade de abertura da Automec 2025, ministro do MDIC reafirmou também o IPI Verde

% dias atrás

Cronos 2026 tem três versões e preços a partir de R$103,5 mil

Sedã compacto ganhou melhorias internas e nova dianteira

% dias atrás