Indústria

Produção de pesados confirma retomada de caminhões e ônibus

Maior demanda do setor agrícola deverá impulsionar o ritmo em 2025

O desempenho das atividades da indústria de pesados apresentado em 2024 comprova a recuperação dos segmentos de caminhões e ônibus após o arrefecimento provocado pela introdução das regras do Proconve P8 em 2023.

No ano passado, enquanto a produção de caminhão cresceu 40,5% sobre o ano anterior, para 141.252 unidades, a de chassi de ônibus aumentou 34,7% com 27.749 unidades.

Somente em dezembro passado, a produção de caminhões anotou alta de 29,3% com 10.679 unidades ante 8.262 produzidas no mesmo mês de 2023. Na base de comparação, o ritmo de montagem de ônibus cresceu os mesmos 34,7% do acumulado, de 1.258 para 1.694 chassis.

“Apesar de base de comparação baixa, os números mostram uma forte retomada dos segmentos”, avaliou Eduardo Freitas, vice-presidente da Anfavea, durante apresentação do balanço do setor automotivo de 2024, na terça-feira, 14.

LEIA MAIS

→Produção de caminhões encaminha-se para fechar 2024 em alta de 41%

→Produção de chassi de ônibus cresce 29,5% em novembro

Para o dirigente, além de o ano consolidar os produtos para atender o Proconve P8, o exercício sinalizou alguns movimentos que deverão se mostrar mais evidentes em 2025.

“A produção de caminhões foi muito impulsionada por produtos ligados à infraestrutura e construção. Com a expectativa de safra mais robusta, o setor agrícola deverá ter um papel maior nos próximos meses.”

Freitas também observa que na área de caminhões começa a ficar mais aparente o início de processo de renovação de frota. “Grande parte dos transportadores investiu para suportar a demanda durante a pandemia e, agora, chega a hora de trocar de veículo.”

No caso de ônibus, o impulso em 2024 veio do segmento urbano, o mais representativo com crescimento de 11%. “Foi um ano especial para os chassis. Cabe lembrar que apenas 2,5 mil unidades para o Programa Caminho da Escola foram entregues em 2024 de 7 mil que o governo colocou em pedido, volume que deverá a aparecer esse ano.”

O representante da Anfavea ainda aponta desafios, como a alta nas taxas de juros.  “É um sinal de alerta, afinal, aumenta o custo de financiamento. Mas também há o lado positivo com PIB em crescimento, emprego em alta e expectativa de boa safra. São forças que tendem a compensar.”


Foto: Divulgação Volvo

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Produção de veículos cresceu 9,7% em 2024. Poderia ser mais.

Aumento de 32% das importações evitou crescimento ainda maior, diz Anfavea

% dias atrás

Stellantis muda produção da Titano para a Argentina

Modelo ganhará também novo motor a diesel apresentado na Rampage Rampage

% dias atrás

Vendas de veículos usados batem recorde em 2024

Transações acumularam 15,8 milhões de unidades, alta de 9,2% sobre 2023

% dias atrás

Em 2024, picapes têm desempenho melhor do que os carros

Fiat domina o mercado com Strada e Toro. VW Saveiro e Toyota Hilux são vice-líderes…

% dias atrás

Caoa aprimora oferta do Chery Arrizo 6 Pro Hybrid com mais itens de série

Sedã começa a chegar à rede com pacote Max Drive a partir de R$ 139.990

% dias atrás