Balanço positivo de 2024 contrasta com queda de 1,6% nas vendas do setor para outros países
Enquanto as vendas externas de veículos leves caíram 1,6% no ano passado, a Volkswagen conseguiu ampliar em 43% seus negócios com outros países, totalizando 90.142 embarques ante os 62.834 de 2023.
Seus principais mercados são Argentina (39.631 veículos), México (25.431) e Colômbia (7.073)., mas também Aruba, Bolívia, Chile, Costa Rica, Curaçao, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, St. Marteen e Uruguai recebem veículos produzidos pela marca alemã no Brasil.
LEIA MAIS
→Importações de autopeças avançam 11%, exportações recuam 14%
→Anfavea prepara terreno para 3 milhões de veículos
Max Frik, gerente executivo de Marketing do Produto e Planejamento de Vendas da Volkswagen Região SAM (América do Sul) destaca entre os fatores que contribuíram para o resultado positivo o aquecimento de demanda, principalmente na Argentina, e o sucesso da nova ofensiva de produtos da marca também no exterior.
“O novo T-Cross e o novo Nivus, lançados em 2024, já figuram no ranking dos modelos mais exportados pela Volkswagen, que é líder de vendas no segmento de SUVs no Brasil e na América do Sul. Outro sucesso é o Polo, o modelo mais exportado pela Volkswagen e o mais vendido da região América do Sul, considerando todos os segmentos do mercado, em 2024”, afirma Frik.
A Volkswagen é a maior exportadora do setor automotivo brasileiro, com mais de 4,3 milhões de unidades embarcadas em seu histórico.
De acordo com Fábio Freccia, gerente executivo de Logística da montadora na região, a Volkswagen contribui com as operações logísticas dos Portos de Paranaguá (PR) e Santos (SP), “complementando exportações por via terrestre para os mercados da Bolívia, Paraguai e Uruguai”.
Foto: Divulgação/VW
Polêmicas sobre SPVAT e extintores também deverão ecoar ao longo do ano; novidades das marcas…
Anfavea segue defendendo a volta imediata do Imposto de Importação dos eletrificados para 35%
Alessandra Souza foi nomeada vice-presidente de Marketing & Comunicação de marca para a América do…
Agenda prioritária 2025 inclui fortalecimento das exportações, contenção das importações, renovação de frota, capacitação e…
É a primeira ação com o modelo eO500U fora do Brasil
Estimativa inicial aponta alta acima de 6% nos emplacamentos