Produto

Irmãos gêmeos, Fiat Scudo, Peugeot Expert e Citroën Jumpy ganham motor mais potente

Turbodiesel 2.2 litros tem 150 cv, 30 a mais do que a antiga versão 1.5 cavalos

A Stellantis começou o ano acelerando em comerciais leves, segmento no qual é líder com 49% dos licenciamentos, somando picapes e utilitários da Fiat, Peugeot, Citroën e RAM.

Nesta quarta-feira, 15, a montadora anunciou a adoção de novo motor 2.2 Turbodiesel de 150 cv de potência e 370 Nm de torque para os furgões Fiat Scudo, Peugeot Exprt e Citroën Jumpy.

Scudo, Expert erJumpy são o mesmo veículo fabricado com nomes e marcas diferentes pela uruguaia Nordex, na qual a Stellantis tem participação.

Até agora, o trio, que recebeu atualizações estéticas e de conteúdo no ano passado, dispunha de outro motor  turbodiesel. De apenas 1.5 litro e 120 cavaloscde potência.

O Scudo, porém, destaca-se bem mais nos licenciamentos de que seus irmãos gêmeos. Até mesmo pela grande estrutura de vendas da marca Fiat espalhada pelo Brasil.

Só em 2024, foram negociadas quase 3,8 mil unidades do modelo da marca italiana, enquanto o representante da Citroën, por exemplo, somou pouco mais de 1,1 mil emplacamentos.

Segundo a Stellantis, o novo motor faz com que Scudo, Expert e Jumpy, com capacidade de carga de 1,5 tonelada, sejam capazes de percorrer 12,4 km na cidade e 13,7 km na estrada com um litro de diesel — rendimentos 4,2% e 15,1%, respectivamente, melhores.

LEIA MAIS

→ Stellantis atualiza comerciais leves da Citroën, Fiat e Peugeot

Paralelamente, também melhoraram o desempenho, com retomadas de 60 a 100 km/h em 7,5 segundos e de 80 a 100 km/h em 10,9 segundos, 2 segundos a menos em média. De 0 a 100 km/h  demandam 13,1 segundos. Scudo, Expert e Jumpy são vendidos em versões de varga e passageiros .

Fiorino e Rapid mais potentes e mais econômicos

As  linhas Fia  e Peugeot também ganharam reforço importante para o veterano Fiorino e seu equivalente Rapid. Os furgões compactom passa a ser negociados com o novo motor 1.3 flex com até 107 cv de potência e 134 Nm de torque quando abastecido com etanol. São 31 cv a mais e 11,7% de torque adicional do que na antiga configuração mecânica.

Segundo a Stellantis, o consumo de combustível também melhorou:  8,7 km/l no ciclo urbano (etanol), 7% melhor, e 9.6 km/l na estrada (etanol), 14,5% mais econômico.

* Texto atualizado às 19h26


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Morini anuncia início da montagem de motos em Manaus

A partir de kits CKD, serão fabricados três modelos: X-Cape 650cc, Seiemezzo 650cc e Calibro…

% dias atrás

Bosch vai nacionalizar mais uma etapa do ESP, com produção da ECU em Campinas

Gáston Diaz Perez, CEO e presidente na América Latina, revela faturamento de R$ 10,8 bilhões…

% dias atrás

Alex Pereira é o novo diretor-gerente da SKF Brasil

Executivo será responsável pela Divisão Mercado Industrial

% dias atrás

Inmetro fará testes de eficiência energética no Campo de Provas de GM

A primeira rodada de avaliação contará com 27 modelos, um de cada montadora. Entre eles,…

% dias atrás

Randoncorp fatura R$ 3,2 bilhões no trimestre e cresce 25,8%

"Trabalhamos em diversas frentes para tornar a empresa cada vez mais forte e resiliente”, diz…

% dias atrás

Produção de veículos na Argentina fecha em alta de 9% no 1º quadrimestre

Ritmo das atividades acompanha momento positivo do mercado, que cresceu 77% no período

% dias atrás