Empresa

Renault cresceu 1,8% nas vendas mundiais em 2024

Marca teve evolução acima da média dos maiores mercados europeus

A Renault registrou seu segundo ano consecutivo de crescimento global em 2024. A marca francesa negociou em todo o mundo 1,8% a mais veículos do que em 2023: 1,57 milhão de unidades, das quais 403 mil comerciais leves.

No Brasil, a marca colocou nas ruas 139,3 mil automóveis e comerciais leves, aumento de 10% frente a 2023 e abaixo dos 14% da média do mercado. A participação de 5,6% foi sustentada sobretudo pelo lançamento do Kardian, SUV compacto que acumulou 24,5 mil licenciamentos em apenas nove meses nas lojas.

Na Europa, em particular, as vendas da Renault cresceram para pouco mais de 1 milhão de unidades, ou 3,3%, o dobro da média do mercado regional. A participação passou a 6,7%, com as vendas de eletrificados crescendo 20%  — híbridos avançaram 30% e os elétricos, 9%,

Os licenciamentos tiveram bom desempenho em mercados-chave da marca no continente, como França (+0,4% em mercado que recuou 2,5%), Reino Unido (+21,4% ante 2,8% da média), Espanha (+10,8% frente a +8%), e Itália (+6,7% em mercado que caiu 0,3%).

A montadora credita o avanço global ao forte programa de lançamentos de veículos no transcorrer do ano passado em vários países e que cumpre o determinado pelo plano estratégico Renaulution, implementado há quatro anos pela montadora.

Chegaram às revendas oito produtos novos, como os elétricos Scénic E-Tech e Renault 5 E-Tech, além do Rafale, Symbioz, Master, Duster, Kardian e Grand Koleos, além da reestilização do Captur.

LEIA MAIS

→ Vendas confirmam “tiro certo” da Renault com o Kardian

→ Com investimento de US$ 350 milhões, Renault fabricará substituta da Oroch na Argentina

“A marca atingiu o equilíbrio certo em termos de vendas no varejo e a clientes profissionais e entre modelos híbridos e elétricos. Isso nos dá a agilidade necessária para aproveitar oportunidades, mas também para proteger nossos preços e valores residuais”, comemora Fabrice Cambolive, CEO mundial da marca Renault.

Consideradas ainda as marcas Dacia e Alpine, o Grupo Renault vendeu 2,26 milhões de veículos no mundo em 2024, crescimento de 1,3%. Só a Dacia acumulou  676,3 mil unidades.

No ranking dos maiores mercados, o Brasil, com as mais de 139 mil unidades, ficou na sexta colocação. Foi superado pela França, com 542 mil veículos, Itália, 205 mil, Turquia com 167 mil, Espanha, 150 mil, e Alemanha, 145 mil.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Case IH se prepara para a Agrishow com 16 lançamentos

Nova geração de máquinas e tecnologias adicionais compõem um ecossistema para garantir rentabilidade, produtividade e…

% dias atrás

América do Sul aumenta participação nas vendas mundiais da Stellantis

As entregas na região representaram 17,3% dos 1,2 milhão de veículos negociados no primeiro trimestre

% dias atrás

Crise financeira da matriz chinesa não afeta planos para o Brasil, diz Neta

Marca vendeu somente 36 veículos no País no primeiro trimestre

% dias atrás

Erisvaltom Santos gerencia Marketing e Produtos do Banco Mercedes-Benz

Executivo ocupa a vaga de Alfredo Tucunduva, agora na Daimler Truck Locações e Serviços

% dias atrás

Elétrico Spark chegará ao Brasil em versão única, a Activ

Importado da China, compacto da Chevrolet terá acabamento específico para o mercado brasileiro

% dias atrás

Abeifa é contra pedido da BYD de impostos menores para CKD e SKD

Assim como a Anfavea, o presidente da entidade, Marcelo Godoy, também não apoia pleito da…

% dias atrás