Marca indiana superou 11 mil unidades licenciadas no ano passado e espera dobrar esse número em 2025
Ela nem completou sete meses de inauguração e a fábrica Bajaj em Manaus, AM, primeira da montadora fora da Índia, já tem um marco importante a comemorar. Acaba de sair da linha de montagem a moto brasileira de número 10 mil da octagenária marca indiana
A gigante global, terceira maior fabricante de motos do mundo com capacidade anual de 7 milhões de motos, escolheu o modelo Dominar 400 para receber o número histórico. Não sem motivo: a 400 é o modelo da Bajaj mais negociado no mercado brasileiro.
Em 2024, a naked somou exatos 6.863 licenciamentos, segundo a Fenabrave. Foi a segunda colocada na categoria., que teve 37,5 mil motos negociadas no total.
Sozinha, respondeu por mais da metade dos 11 mil emplacamentos Bajaj alçada à 10ª colocação no ranking das marcas de motos e scooters — logo atrás da Triumph e jà à frente da Kawasaki. Um ano antes ocupou a 12ª posição, com quase 4 mil unidades negociadas.
A planta de Manaus conta com 200 funcionários diretos e indiretos. é dirigida pelo brasileiro Waldyr Ferreira e foi inaugurada em oficialmente em 25 de junho do ano passado. A capacidade produtiva instalada em regime CKD é de 20 mil motocicletas por ano. Os dirigentes da fabricante acreditam que ainda em 2025 produzirão esse número.
Na unidade são montados os kits da própria motocicleta e do motor. A planta também é responsável pelo controle de qualidade, embalagem e expedição de quatro modelos. A mais fabricada, naturalmente, é a Dominar 400, que já alcançou 4.485 unidades, seguida da Dominar 200, com 2.175 motos, Dominar 160, 1.780. e Dominar 250, 1.560 unidades.
→ Abraciclo prevê venda recorde de motos em 2025 e alta de 7,5% na produção
→ Motos têm melhor resultado de vendas em treze anos
A Bajaj chegou ao Brasil com sua própria subsidiária no fim de 2022. Após identificar boa aceitação de seus produtos, a decisão de montar localmente foi rápida. O resultado de 2024 representou salto de 180% sobre 2023 e a marca já ultrapassou 15 mil motos vendidas desde que chegou aqui.
As vendas justificaram a decisão também de triplicar a rede de revendas formada agora por 31 lojas espalhadas pelas cinco regiões brasileiras. A empresa já antecipa que outras quatro lojas serão abertas ainda no primeiro trimestre deste ano.
Foto: Divulgação
Atualização no motor promete mais desempenho e agilidade para as operações urbanas
MDIC divulga ainda este mês as metas de ganho de eficiência energética até 2027, com…
No primeiro trimestre, empresa embarcou 255 mil veículos para dezernas de países
Na Europa, a espera chega a ser de 70 dias; em breve, freios acionados por…
No primeiro trimestre, picape já abre "um mês" de vantagem para o segundo colocado Polo