O mercado europeu de automóveis fechou 2024 com vendas consideradas estáveis em relação a 2023. Conforme balanço consolidado pela Acea, associação das fabricantes instaladas no continente, as vendas acumularam 12,9 milhões de unidades, leve alta de 0,9% sobre as 12,8 milhões negociadas no ano anterior.

Por segmento, as vendas de elétricos (BEV) recuaram 1,3% com 1,99 milhão de unidades ante 2,01 milhões entregues em 2023. O volume anotado representou 15% do total das entregas de automóveis.

Queda também apresentaram as vendas de híbrido plug-in (PHEV). As 952.058 unidades expressaram recuo 3,9% em relação a 2023, quando os emplacamentos no segmento somaram 990.749.

LEIA MAIS

→Ola Källenius é novo presidente da Acea

→Anfavea e Acea comemoram acordo Mercosul-União Europeia

A alta dentre os eletrificados ocorreu nos híbridos leves e médios (HEV e MHEV). As entregas acumularam 4,06 milhões, volume 19,6% superior em relação ao de 2023, de 3,40 milhões. O segmento encerrou 2024 com 31,4% do mercado.

A participação alcançada pelos HEV e MHEV chegou quase perto das vendas de automóveis a gasolina. Com baixa de 6,8% sobre 2023, as entregas de 4,27 milhões de automóveis da categoria representaram 33% dos emplacamentos.

Por fim, os automóveis a diesel também seguem em trajetória de baixa. No ano passado, o mercado europeu absorveu 1,35 milhão de unidades com esse tipo de motor, queda de 11,8% em relação ao mesmo período do ano anterior (1,53 milhão). Participação de 10,4% nas vendas totais.


Foto: Divulgação Acea

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!