Pioneira mundial na tecnologia híbrido flex, a Toyota não só fechou 2024 como maior produtora de veículos do gênero como também como a maior exportadora de eletrificados do Brasil.

A empresa realizou 68.577 embarques para países da América Latina e Caribe no ano passado – uma queda de 16% sobre o volume de 2023. Desse total, contudo, 27.200 foram modelos equipados com a tecnologia híbrida, o equivalente a 40% dos seus negócios externos.

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Toyota do Brasil apresenta aos indianos tecnologia híbrido-flex

“Esse feito é resultado da integração das nossas operações regionais e da qualidade e tecnologia dos veículos produzidos no Brasil. Ao exportar tecnologia de ponta, reforçamos nosso compromisso com a inovação e a sustentabilidade, além de contribuir com a descarbonização da região”, destaca o presidente da Toyota do Brasil, Evandro Maggio.

No caso das exportações, apenas o Paraguai, que também tem etanol em suas bombas, recebe o híbrido flex. Para os demais países seguem modelos híbridos a gasolina.

Além da Toyota, apenas a Caoa Chery produzia híbridos flex no País até outubro passado, quando a Stellantis lançou seus primeiros modelos do gênero – os Fiat Pulse e Fastback com a nova tecnoologia. Logo na sequência, a BMW iniciou a produção do X5, primeiro modelo híbrido plug-in feito na América do Sul.

Ou seja, o quadro deve mudar a partir deste ano, mas até 2024 a Toyota foi líder absoluta em produção e vendas de híbridos flex, com participações de, respectivamente, 67,4% de participação e 88%. A empresa fabricou 17.015 híbridos flex plenos (full hybrid) e vendeu 17.847 unidades.

Desde 2019, quando lançou o primeiro híbrido flex, a Toyota já vendeu no Brasil mais de 90 mil unidades, contribuindo para evitar a emissão de aproximadamente 34 mil toneladas de CO2.

“Este resultado reflete, de um lado, nosso compromisso com a mobilidade sustentável e a descarbonização e, de outro, a confiança dos clientes em uma tecnologia que combina a eletrificação com a vocação dos biocombustíveis de nosso país”, comenta Maggio.

Ainda neste ano a Toyota lança mais um modelos híbrido flex, o Yaris Cross Hybrid (atualmente oferece o Corolla e Corolla Cross com a tecnologia), parte do investimento de R$ 11,5 bilhões que aplica no Brasil até 2030.

O plano inclui  também a ampliação da capacidade produtiva de veículos e motores e a construção da nova planta de veículos em Sorocaba.


 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!