Não é só no Brasil que a Stellantis tem dependido cada vez mais do sucesso da Fiat. Em 2024, com 1,2 milhão de unidades, a marca italiana seguiu como a mais vendida em todo o mundo entre as 14 de automóveis e comerciais leves que a Stellantis produz e negocia em todos os continentes.

A frota global vendida pela Fiat, entretanto, sublinha mesmo as dificuldades que a Stellantis vem encontrando para sustentar suas vendas nos últimos dois anos. Em 2023, a marca havia entregue aos clientes finais 1,35 milhão de veículos. Ou seja, perdeu algo próximo de 10% de um ano para o outro.

O resultado de 2023 representou mais de 20% do total de 6,2 milhões de veículos negociados pela empresa criada em 2021 a partir da fusão da PSA Peugeot Citroën com a FCA, Fiat Chrysler Automobiles.

O número total de 2024 ainda não foi divulgado pela Stellantis, mas essa proporção não deve ter caído. Pelo contrário: é muito mais provável que a Fiat tenha aumentado sua participação.

Menos por méritos próprios e mais pela perda de tração nas vendas das várias marcas irmãs, em particular a Jeep, maior legado automotivo deixado pelo FCA na América do Norte e que vem  registrando recuo nas entregas, sobretudo nos Estados Unidos.

De qualquer forma, a fatia italiana mais expressiva da Stellantis — não esquecer ainda do trio Alfa Romeo, Lancia e Masserati — tem, de fato, alguns motivos palpáveis para comemorar.

Como os 521 mil veículos vendidos no Brasil — 43% do total global — e que representaram 20,9% de participação, líder mais uma vez, e mais de 190 mil unidades na Itália, primeiro lugar com  10,8%, além de outros mercados muito menores.


Foto: Divulgação

George Guimarães
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