Indústria

Tecnologias inteligentes da Harman redefinem vida a bordo

Sistemista apresenta portfólio de recursos que "entendem" as necessidades e preferências dos motoristas e passageiros

AHarman escolheu a CES, Consumer Electronics Show, realizada em Las Vegas, Estados Unidos, no começo deste mês, como vitrine da próxima geração de suas tecnologias inteligentes para veículos. Segundo a empresa, elas “entendem as necessidades do motorista e se adaptam às preferências dele”.

Dentre os vários produtos e sistemas desenvolvidos e fabricados pela subsidiária da Samsung Electronics estão recursos do portfólio Ready, como o Luna, avatar habilitado pelo Ready Engage, o mais recente sistema de inteligência artificial da empresa.

Com interações personalizadas por meio de voz e visão, o Luna, enfatiza a fabricante, estabelece conexão intuitiva com os ocupantes, respondendo em tempo real às necessidades, preferências e comportamentos dos usuários.

Integrado aos produtos Ready Vision, o sistema potencializa recursos imersivos de realidade aumentada, com visualizações dinâmicas de ruas e uma visão “transparente” do capô, que aumentam a segurança e o conforto ao dirigir.

“Customizável para qualquer montadora, o Ready Engage IA redefine a experiência dentro da cabine”, afirma a Harman.

Em seu estande na feira de tecnologia, destacou  ainda o Ready Care, que utiliza IA e neurociência para monitorar distração, sonolência e até a respiração do motorista, e o Ready Aware, que antecipa riscos nas estradas, além de auxiliar nas tomadas de decisões.

Também exibiu o Ready Display  com níveis aprimorados de brilho, garantindo visibilidade ideal em diferentes condições de luz, e o Ready Connect é o primeiro sistema a oferecer comunicação via satélite.

 

“A Harman está liderando esse segmento ao transformar estados emocionais dos ocupantes e o contexto situacional em experiências avançadas de interação com o veículo. Nosso portfólio de soluções inteligentes é o mais abrangente do mercado”, diz Armin Prommersberger, CTO da Harman International.

A empresa também trabalha sob o conceito de desenvolvimento otimizado para propiciar custos menores para as fabricantes de veículos.

Com, por exemplo, controladores de cockpit Ready Upgrade e suas plataformas de computação central como base, a integração dos recursos é mais ágil e mais barata.

LEIA MAIS

→ Harman mostra novas capacidades tecnológicas às montadoras

→ Novos BMW terão heap-up display de ponta a ponta do para-brisa

Entre outros ganhos, a tecnologia permite atualizações de software em intervalos menores, como a cada três meses, e adoção de melhorias nos veículos em prazos reduzidos, até seis meses.

A Harman ainda estabeleceu parceria com HL Klemove que combina expertise em cabines inteligentes e sistemas ADAS, de assistência à condução. As equipes técnicas buscarão plataforma de computação central que integrará os recursos ADAS e a inteligência da cabine.

A ideia, novamente, é oferecer às montadoras a possibilidade de acelerar lançamentos e ampliar a flexibilidade da customização, de acordo com preferências e necessidades dos clientes.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Mercedes-Benz contabiliza R$ 300 milhões ainda não pagos de entregas de ônibus elétricos

Conta envolve 175 unidades do eO500U fornecidos ao município de São Paulo no ano passado

% dias atrás

Anfavea cria diretoria Tributária e de Comércio Exterior

Ex-General Motors, Andrea Serra assume o cargo recém-criado por Igor Calvet

% dias atrás

Sistema da Horse transformará veículos elétricos em híbridos

Exibida no Salão de Xangai, tecnologia deve começar a ser oferecida comercialmente em três anos

% dias atrás

Na Agrishow, Toyota Hilux movida a biometano

Ainda um protótipo, modelo será o principal destaque da marca na feira do interior paulista

% dias atrás

Brasil terá mais 25 híbridos-flex até 2027, revela a Bosch

O CEO e presidente da empresa na América Latina, Gastón Diaz Perez, participou do 5º…

% dias atrás

Bosch vai expandir rede de oficinas de leves no Brasil em 60%

Empresa está iniciando processo de credenciamento de pontos para atender carros elétricos

% dias atrás