A Randoncorp e a produtora de biodiesel Be8 firmaram parceria para uso do biocombustível BeVant no Centro Tecnológico Randon (CTR). O novo produto, patenteado pela empresa de Passo Fundo (RS), tem capacidade para substituir em 100% o diesel fóssil sem prejuízo de desempenho tampouco a necessidade de adequações no motor do veículo.
Com parceria, anunciada na Casa Brasil durante o Fórum Econômico de Davos, os clientes do CTR passam a ter a opção de um combustível sustentável em testes de durabilidade e desempenho de veículos.
LEIA MAIS
→Randoncorp reconhece os melhores projetos de fornecedores
→Frasle Mobility reduz pegada de carbono com nova caldeira a biomassa
Ao dispor da solução, a Radoncorp também empilha mais uma medida no compromisso de reduzir em 40% as suas emissões de gases de efeito estufa até 2030. “Este é mais um passo na descarbonização de nossos testes”, resume em nota César Augusto Ferreira, responsável pela vertical de Tecnologia Avançada da empresa.
Em termos técnicos, o Be8 BeVant é metil éster bidestilado, tendo como matérias-primas principais metanol e óleo de soja. Tem grau de pureza elevado e, além de permitir uso puro, pode ser misturado ao diesel. O produto antecipa os benefícios do chamado diesel verde HVO.
Na linha de produção de Passo Fundo, a empresa tem capacidade para 150 milhões de litro/ano, mas pode ser ampliada rapidamente com suporte de uma segunda unidade produtiva instalada em Marialva (PR).
Foto: Divulgação Randoncorp